Ginecologia/Mulher -
Esta página já teve 134.688.349 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

Dismenorreia membranosa: uma doença esquecida

29/10/2009
Considerações sobre obesidade

O peso corpóreo e a distribuição de gordura são regulados por uma série de mecanismos neurológicos, metabólicos e hormonais que mantêm um equilíbrio entre a ingestão de nutrientes e o gasto energético.
Quando há uma desregulação nestes mecanismos de controle levando a um excesso da ingestão em relação ao gasto energético, ocorre um armazenamento da sobra de energia sob a forma de gordura, traduzindo-se no aumento do peso corpóreo.

A obesidade é, portanto, definida como um excesso do acúmulo de gordura no corpo. Quando este acúmulo atinge grandes proporções, passa a ser chamada de obesidade mórbida.


Problemas decorrentes da obesidade

As repercussões da obesidade no organismo variam diretamente com o aumento do IMC, ou seja, quanto maior for o seu IMC, maiores serão suas chances de desenvolver uma ou mais co-morbidades abaixo:

- Hipertensão arterial
- Doença coronariana que pode levar ao infarto
- Insuficiência cardíaca
- Diabetes
- Apnéia do sono (parada respiratória durante o sono)
- Hiperlipidemia (elevação do colesterol e triglicerídeos)
- Esteatose hepática (depósito de gordura no fígado causando mau funcionamento)
- Cálculos de vesícula
- Doenças articulares especialmente em joelhos e tornozelos
- Doenças vasculares como varizes e má circulação nas pernas
- Câncer no intestino, próstata, mama, endométrio e ovários
- Alterações na menstruação
- Incontinência urinária (perda de urina)
- Infertilidade
- Impotência
- Depressão
- Outros problemas econômicos, sociais, psicológicos e sexuais.

Problemas do cotidiano: dificuldade de encontrar vestuário (opções e preço), inadequação do mobiliário (assentos de teatro, ônibus e avião, assentos de restaurantes), inadequação no tamanho do Box para o banho, dificuldade em realizar higiene pessoal, dificuldade em amarrar os sapatos, dificuldade em passar na roleta dos ônibus etc.

Problemas econômicos e sociais: dificuldade em adquirir emprego, discriminação no trabalho, em casa e na escola, problemas de relacionamento afetivo.

Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

 

Resumo

OLIVEIRA, Patrícia Pereira de; EYNG, Cristiane; ZIN, Rosane Martins de Aguiar  e  MENEGASSI, Jerso. Dismenorreia membranosa: uma doença esquecida. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2009, vol.31, n.6, pp. 305-310. ISSN 0100-7203.  doi: 10.1590/S0100-72032009000600007.

OBJETIVO: apresentar uma série de casos de dismenorreia membranosa. MÉTODOS: todas as pacientes foram selecionadas a partir da suspeição diagnóstica, após atendimento clínico em consultório privado por relato de dismenorreia dolorosa associada à eliminação espontânea de material elástico com formato semelhante a útero. Apenas fatos relevantes foram descritos do quadro álgico, história médica atual e pregressa e hábitos de vida. O material eliminado foi encaminhado para laboratório de patologia no qual ocorreu a análise macro e microscópica. Os casos em que não se pode provar a eliminação de material com característica membranácea não foram selecionados. Após a confirmação diagnóstica, realizou-se uma revisão da literatura até o ano de 2008 utilizando o método MeSH com o termo "membranous dysmenorrhea". RESULTADOS: três casos clínicos de dismenorreia foram transcritos. Todos os casos, além do quadro característico de dor e eliminação vaginal de material elástico, foram associados ao uso de métodos anticoncepcionais hormonais. CONCLUSÕES: embora haja apenas escassos relatos de caso de dismenorreia membranosa na literatura científica, sua etiologia deve ser suspeita em casos de dor associada a sangramento vaginal com eliminação de material elástico ou firme. O diagnóstico final é dependente do exame anatomopatológico que nunca deve ser dispensado. Observamos necessidade de mais discussões sobre esta patologia com o objetivo de manter o profissional atualizado para exercer diagnóstico e terapêutica adequados.

Palavras-chave : Dismenorréia [citologia]; Dismenorréia [diagnóstico]; Distúrbios menstruais; Anticoncepcionais orais; Relatos de casos.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos