Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O. -
Esta página já teve 134.627.804 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.671 acessos diários
home | entre em contato
 

Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O.

O ombro em uma linha de produção: estudo clínico e ultrassonográfico

30/10/2009

Revista Brasileira de Reumatologia

 

Resumo

MAEDA, Ernesto Youiti; HELFENSTEIN JR., Milton; ASCENCIO, João Eduardo Barile  e  FELDMAN, Daniel. O ombro em uma linha de produção: estudo clínico e ultrassonográfico. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2009, vol.49, n.4, pp. 375-386. ISSN 0482-5004.  doi: 10.1590/S0482-50042009000400005.

INTRODUÇÃO: A correlação entre dor no ombro, exame físico e ultrassonografias anormais é controversa no cenário ocupacional. OBJETIVO: Estabelecer a associação entre dor, exame físico e ultrassonografia em trabalhadores de uma indústria farmacêutica. PACIENTES E MÉTODOS: Cem trabalhadores foram convidados a participar do estudo e submetidos aos critérios de inclusão e exclusão; 93 foram incluídos neste estudo. Todos assinaram termo de consentimento e tiveram exame físico realizado por um dos autores. O exame ultrassonográfico foi realizado, no máximo, após um mês do exame físico por um operador experiente, que desconhecia o quadro clínico. RESULTADOS: houve correlação estatística entre dor e manobras clínicas, em 57 ombros, para o tendão supraespinhal (SE) (P = 0,000), e nenhuma correlação com as manobras para o tendão do bíceps (P > 0,05). Na comparação entre os achados clínicos e a ultrassonografia, as manobras de Neer, Hawkins e Jobe tiveram associação estatística (P < 0,05). A associação entre dor e ultrassonografia alterada foi estatisticamente significativa (16 dentre 57 ombros com dor, com P < 0,05), porém houve falsa-positividade significativa de achados ultrassonográficos em ombros assintomáticos (sete ombros). CONCLUSÃO: O diagnóstico preciso é um processo complexo que requer a associação de anamnese clínica e ocupacional, exame físico acurado e ultrassonografia realizada por um operador experiente.

Palavras-chave : medicina do trabalho; dor de ombro; LER/DORT; distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho; ultrassonografia em ombro; doenças profissionais.

        · resumo em inglês     · texto em português | inglês     · pdf em português | inglês

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos