Diabete/Diabetes -
Esta página já teve 133.046.702 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Diabete/Diabetes

Diabetes Mellitus e doença arterial coronariana (DAC)

15/01/2010

 

O risco para cardiopatia coronariana está aumentado em cerca de 2 a 4 vezes nos pacientes com diabetes. Podemos ter até 10% da população em geral com diabetes mellitus e este percentual pode subir para até 20% nos idosos (mais d 65 anos). No Brasil, as estimativas são de que cerca de 7,6% da população adulta seja portadora de diabetes.
Estudos epidemiológicos prospectivos (Whitehall, em 18.050 indivíduos sadios; Honolulu, em 6.394 indivíduos de origem japonesa) evidenciam que concentrações plasmáticas elevadas de glicose, porém ainda abaixo da faixa do diabetes, estão relacionadas com risco maior para DAC.
O estudo Rancho Bernardo (3.458 homens e mulheres com 40-70 anos) mostrou que, nos homens, o aumento da glicemia de jejum de cerca de 100-109 para 130-139 mg/dl duplicava a taxa de mortalidade por doença isquêmica do coração e triplicava nas mulheres (ver gráfico ao lado). Esses estudos reforçam o conceito de uma relação gradativa entre glicemia e eventos cardiovasculares, que começa abaixo dos níveis considerados "alterados".
A glicemia é hoje considerada um fator de risco para DAC contínuo, de forma semelhante ao que acontece com os níveis de colesterol e de pressão arterial. Um outro parâmetro de avaliação de risco, tanto para o diabetes quanto para a DAC, é a hiperglicemia pós-prandial.


 

Fonte:

 

http://www.hipertensaoarterial.com.br/diabetes.html

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos