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Nutrologia/Alimentos/Nutrição

Frutas do mundo inteiro para o ano todo

03/02/2010

Frutas para todo o ano
Frutas do mundo inteiro oferecem uma vigorosa combinação de antioxidantes e vitaminas, o que em geral reflete-se em suas cores vibrantes.

Frutas amarelas e alaranjadas, como a carambola e a romã, são fontes particularmente boas de antioxidantes como o betacaroteno e a vitamina C. As frutas frescas contêm mais nutrientes que as enlatadas, alem de possuirem uma textura mais firme e cores mais brilhantes.

Consumo saudável

Consumir grande variedade de frutas é mais saudável que se concentrar em um só tipo. Para ampliar o consumo de diferentes frutas, escolha desde as amarelas (manga, pêssego, damasco, melão), às frutas cítricas, silvestres (morango, framboesa, groselha), tropicais (goiaba, maracujá, mamão, kiwi), e outras como maçã, banana, pera, abacaxi, ameixa, etc. Escolha frutas da estação e de preferência cruas, para maximizar a digestão.

Amora
As amoras contêm níveis nutricionais semelhantes aos das groselhas-pretas, mas muito mais vitamina E: 2,4 mg por porção, o que as torna as frutas mais ricas em vitamina E de que se tem conhecimento. Escolha frutas brilhantes, sem qualquer mancha branca ou fungo. Não compre frutas amassadas ou que tenham perdido sumo. Consuma-as rapidamente, guardando na geladeira por não mais de um ou dois dias.

Caqui
Boa fonte de fibras e de vitamina A e C, o caqui também contem potássio. O tipo mais facilmente encontrado tem a polpa semelhante em textura a uma ameixa fresca. Embora alguns tipos de caqui não possam ser consumidos até que estejam completamente maduros e macios, outros podem ser saboreados ainda firmes. Escolha frutas com a casca de coloração viva. Quando pronto para o consumo, o caqui cede a uma leve pressão dos dedos.

Carambola
É fonte importante das vitaminas A e C, além de potássio e fibras. Sua polpa rígida e sumalenta, e o formato atraente dão um toque decorativo a pudins ou pratos salgados. A carambola não descolore quando cortada. Escolha frutas bem coloridas e suculentas; evite aquelas com extremidades marrons ou ressecadas. Se estiverem verdes, devem ser deixadas à temperatura ambiente até que a casca fique completamente amarela.

Cerejas e Framboesas
São uma boa fonte de vitamina C. Além disso, têm moderada ação laxativa. Devem ser compradas e armazenadas como as frutas silvestres. Originárias da Ásia, são frutinhas pequenas, vermelhas e suculentas. Podem ser comidas frescas ou na forma de doces e geléias. Frescas, devem ser consumidas no mesmo dia, pois perecem com facilidade. São ricas em vitamina C, potássio e caroteno. Não compre frutas amassadas ou que tenham perdido sumo.

Fruta do Conde
Parecida com uma pinha, verde-amarelada, a fruta-de-conde, ou ata, tem a polpa doce e levemente granular, com grandes sementes negras. É uma fonte importante de fibras, e também contém vitamina C e niacina. Escolha frutas com a coloração homogênea, sem áreas escuras ou manchadas. Quando maduras, cedem à pressão dos dedos (como o abacate). Para que amadureçam, devem ser mantidas à temperatura ambiente e, em seguida, conservadas na geladeira por até 4 dias.

Kiwi
Um único Kiwi contém quase toda a IDR de vitamina C. É também fonte importante de potássio e tem poucas calorias, aproximadamente 29 Kcal por fruta. Quando comprar Kiwis, escolha frutas firmes, que cedam apenas levemente à pressão dos dedos. Evite frutas moles ou danificadas, pois elas perdem sabor. O kiwi continua a amadurecer depois de colhido (ele é colhido ainda verde), portanto mantenha-o à temperatura ambiente e, depois de maduro, conserve-o à geladeira por até 2 semanas.

Pitanga
Fruto de árvore silvestre nativa do Brasil, a pitangueira, sua cor é vermelha, tem sabor agridoce acentuado, tamanho pequeno e caroço achatado. Apresenta o formato de uma baga com oito sulcos longitudinais de cerca de 3 cm de comprimento. Pode ser utilizada ao natural, em sucos e batidas ou em geléias. Existe em diversas variedades. Compre frutas firmes e brilhantes. Evite as frutas manchadas ou que tenham perdido sumo.

Romã
Eis uma fruta que oferece uma boa quantidade de vitamina C e fibras, além de ter um forte apelo visual. Sua polpa agridoce é refrescante, e tem uma coloração rosa forte. As cápsulas da polpa parecem 'pedras preciosas' com as sementes incrustadas. Escolha frutas pesadas, com a casca firme, bem coloridas e sem máculas. A romã pode ser mantida na geladeira por até 3 meses.

Glaudete Troiano

 

Fonte:

 

http://www.montanhasdorio.com.br/principal_saude.cfm?contador=35

 

 

 


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