-
Esta página já teve 134.642.040 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.669 acessos diários
home | entre em contato
 

Nutrologia/Alimentos/Nutrição

Quantificação do consumo energético e de macronutrientes em homens jovens: uma comparação de 4 dias de registros alimentares e recordatório alimentar

04/02/2010

Revista de Nutrição

 

Resumo

LIBERATO, Selma Coelho; BRESSAN, Josefina  e  HILLS, Andrew Peter. Quantificação do consumo energético e de macronutrientes em homens jovens: uma comparação de 4 dias de registros alimentares e recordatório alimentar de 24 horas. Rev. Nutr. [online]. 2009, vol.22, n.5, pp. 621-630. ISSN 1415-5273.  doi: 10.1590/S1415-52732009000500003.

OBJETIVO: Medir a concordância qualitativa entre registros alimentares, obtidos durante 4 dias, e recordatório alimentar de 24 horas em homens jovens. MÉTODOS: Em um estudo com delineamento transversal, o consumo alimentar de 34 homens saudáveis com idades entre 18 e 25 anos foi medido por meio do recordatório alimentar de 24 horas e uma semana depois, por meio de 4 dias de registros alimentares. O gasto energético em repouso foi medido por calorimetria indireta e o gasto energético total foi medido por meio de registros de atividade física. A validade dos registros alimentares foi determinada por comparação direta do consumo energético com o gasto energético total (intervalo de confiança de 95% para consumo energético/gasto energético total). RESULTADOS: A concordância entre medidas de consumo energético e de consumo de macronutrientes, obtida por meio de registros alimentares de 4 dias e por recordatório de 24 horas, foi boa para grupos, mas não para indivíduos. Comparado com o gasto energético total, um baixo consumo energético foi observado em 20% e em 9% dos participantes, quando o consumo alimentar foi obtido por meio de registros alimentares de 4 dias e por recordatório de 24 horas, respectivamente. Mais de 30% dos participantes que tiveram baixo consumo energético, obtido com a utilização de recordatório de 24 horas, também tiveram baixo consumo energético a partir do exame dos registros alimentares de 4 dias. CONCLUSÃO: O recordatório de 24 horas é uma opção para registros alimentares de 4 dias na coleta de dados para grupos, mas não para indivíduos. Entretanto, baixo consumo alimentar, em alguns participantes, foi observado quando ambos os métodos foram utilizados na coleta de dados de consumo alimentar. É possível que a determinação de baixo consumo alimentar em alguns participantes seja específica do participante, sugerindo que pode ser mais difícil obter dados precisos de umas pessoas do que de outras.

Palavras-chave : Registros de dieta; Consumo de energia; Inquéritos alimentares; Subregistro.

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos