-
Esta página já teve 133.098.877 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.666 acessos diários
home | entre em contato
 

Arte/Cultura/Diversão/Agenda

Exposições da Pinacoteca de São Paulo- 2010

18/02/2010

 

Na Pinacoteca do Estado

Desenhar o espaço
Parte da importante Coleção Cisneros de Arte Latino-americana, a exposição com cerca de 70 peças entre pinturas, esculturas, objetos e desenhos, mostra o processo de passagem, desenvolvido pelo trabalho dos artistas, do plano pictórico para o espaço, na história da arte da Venezuela e do Brasil, entre 1947 e 1987. Apresenta uma oportunidade rara para o público brasileiro de ver obras fundamentais desse período ao mesmo tempo em que oferece a possibilidade de leituras comparativas e complementares.
De 27 de novembro de 2010 a 06 de fevereiro de 2011

Ignasi Aballi
Ignasi Aballí (Barcelona, 1958) é um dos mais destacados artistas espanhóis contemporâneos, tendo realizado importantes mostras individuais no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri) e no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Participou também na 52ª Bienal de Veneza.
De 27 de novembro de 2010 a 06 de fevereiro de 2011

João Musa
João Musa (São Paulo, 1951). A exposição A Viagem apresentará 80 imagens (cor/p&b) produzidas a partir dos anos 90 que será desenvolvida em três núcleos a partir do caminho de um viajante fictício: O Viajante Solitário percebe a paisagem intacta; O Viajante Solitário deixa a paisagem intacta para entrar no mundo das recordações; o Viajante Fictício percebe a passagem do tempo e se depara com a paisagem mexida.
De 18 de setembro a 05 de dezembro de 2010

Carlito Carvalhosa
Exposição de Carlito Carvalhosa
De 18 de setembro a 07 de novembro de 2010

Antonio Berni, uma retrospectiva
Mostra retrospectiva do grande artista argentino Antonio Berni (Rosário 1905 – Buenos Aires 1981), organizada pelo Museo Nacional de Bellas Artes, de Buenos Aires, dentro do convênio de cooperação entre aquele museu e a Pinacoteca do Estado. Berni é um dos mais emblemáticos artistas da história da arte na Argentina, com uma extensa obra em pintura, gravura, desenho e objetos, que vai de um realismo de inspiração metafísica nos anos 1930 ao um imaginário crítico e ácido marcadamente Pop nos anos 1960-70. Também característico de sua produção é sua experimentação de matérias e suportes, assim Omo nas formas de apresentação de seu trabalho, sempre cenográficos e próximo à idéia de instalação.
De 11 de setembro a 07 de novembro de 2010

Irmãos Vargas
A mostra, de certa forma, dá seqüencia a um estímulo de memória fotográfica peruana que teve início na Pinacoteca com a exposição das fotografias banhadas a ouro de Martin Chambi, em 2005, e em 2007, com as Quatro Gerações Chambi.
De 31 de julho a 17 de outubro de 2010

Ballester
José Manuel Ballester (Madrid, 1960) apresentará na Pinacoterca uma série inédita produzida em São Paulo entre 2007 e 2009. Serão cerca de 30 imagens (cor) em grandes formatos que fazem parte do trabalho de pesquisa que o artista vem desenvolvendo em grandes cidades sempre dentro de um parâmetro onde a fotografia "interpreta uma forma de vida e de apreciar o mundo". Ballester imagina que os enquadramentos e a poética musculosa e urbana das urbes produzem em sua fotografia um mundo de perguntas muitas vezes sem respostas.
De 29 de junho a 22 de agosto de 2010

Ouro da Colômbia
Conhecida como a mais importante coleção em seu gênero do mundo, o acervo de peças de ouro do Museo del Oro em Bogotá, abriga milhares de itens das diferentes culturas pré-hispânicas que se sucederam na América andina ao longo de mais de 5.000 anos. A mostra a ser apresentada na Pinacoteca contará com cerca de 150 artefatos em ouro, complementados com objetos arqueológicos de cerâmica, madeira, e outros materiais, oferecendo um panorama da diversidade e alto grau de desenvolvimento tecnológico alcançado por aquelas culturas.
De 29 de maio a 22 de agosto de 2010

Teresa D´Amico
Teresa D´Amico
De 15 de maio a 11 de julho de 2010

Vera Chaves Barcellos
Exposição de Vera Chaves Barcellos
De 08 de maio a 01 de agosto de 2010

Portinari na Coleção Castro Maia
Raimundo Ottoni de Castro Maia, conhecido filantropo, colecionador e bibliófilo, foi um dos mais importantes colecionadores da obra de Cândido Portinari. No Museu da Chácara do Céu, parte dos Museus Castro Maia no Rio de Janeiro, podem ser vistos importantes trabalhos coletados ao longo da carreira do artista, desenhos e projetos, assim como séries encomendadas especialmente pelo colecionador. A mostra traz a São Paulo esse magnífico conjunto de Portinari, que propicia uma visão muito completa da obra do artista.
De 03 de abril a 06 de junho de 2010

Coleção Brasiliana Itaú
Exposição Coleção Brasiliana Itaú. A mostra reúne cerca de 300 itens entre pinturas, objetos, aquarelas, desenhos, gravuras, mapas e livros, que integram o acervo da Coleção Itaú. Pela primeira vez, o público poderá ver obras fundamentais desse acervo, entre elas pinturas Jean-Baptist Debret, Johann Moritz Rugendas, Joseph Leon Righini.
De 06 de março a 25 de maio de 2010

Acervo modernista da Casa Guilherme de Almeida
De 13 de fevereiro a 14 de março, o público poderá apreciar uma parte significativa do acervo modernista de arte do museu Casa Guilherme de Almeida. São 12 obras de importantes artistas ligados ao modernismo brasileiro, entre eles Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Gomide, Brecheret e Lasar Segall. As obras integrarão, durante o período mencionado, o circuito da exposição de longa duração do acervo da Pinacoteca, no segundo andar do edifício
De 13 de fevereiro a 14 de março de 2010

Deposição – Pedro Cabrita Reis
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a instalação Deposição, 2009-10, de Pedro Cabrita Reis (Portugal, Lisboa, 1956). O projeto desenvolvido especialmente para o Projeto Octógono Arte Contemporânea, traz uma referência, ao tema da deposição do Cristo crucificado.
De 25 de janeiro a 11 de abril de 2010

Hercules Florence e o Brasil: o percurso de um artista-inventor
A exposição Hercules Florence e o Brasil: o percurso de um artista-inventor reunirá, pela primeira vez no Brasil de forma individual (a maior parte da produção do artista, e em especial a que compõe seu acervo pessoal, é ainda inédita), a produção iconográfica do artista. Composta por cerca de 180 obras entre aquarelas, desenhos, documentos e manuscritos relativos a vários períodos da vida de Florence (Nice, França, 1804 – Campinas, São Paulo, 1879), a mostra apresenta uma visão geral da trajetória deste artista singular, e atesta sua real contribuição ao conjunto de imagens produzido pelos chamados artistas viajantes. Com curadoria de Leila Florence, bisneta do artista.
De 12 de dezembro de 2009 a 14 de março de 2010

Arnaldo Pedroso d'Horta - Desenho da mão
Arnaldo Pedroso d'Horta - Desenho da mãoé uma retrospectiva do trabalho do artista, com cerca de 120 trabalhos entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e documentos, realizados entre 1940 e 1972. Artista plástico, jornalista, crítico de arte e ensaísta, Arnaldo Pedroso d’Horta (São Paulo, 1914 – 1973) escreveu uma série de artigos sobre a questão da criação artística, entre os quais “Desenho da mão”, cuja idéia central traçou o itinerário da exposição: as experimentações de linguagem que vão conduzindo o gesto criador na busca por uma expressão sempre mais precisa. Com curadoria de Vera d’Horta, crítica de arte e filha do artista.
De 05 de dezembro de 2009 a 14 de março de 2010



Na Estação Pinacoteca

Baselitz + Artistas Brasileiros
Conjunto de 20 pinturas do artista alemão Georg Baselitz (Colônia 1938), figura fundamental na volta à pintura dos anos 1980, produzidas nos últimos dez anos. Ao lado dessa mostra será apresentado um conjunto de pintores brasileiros no acervo da Pinacoteca e que têm uma relação com o artista alemão.
De 04 de dezembro de 2010 a 06 de fevereiro de 2011

Manchuria Visión Periférica
Manchuria Visión Periférica é a primeira exposição retrospectiva dos cinqüenta anos de trajetória artística de Felipe Ehrenberg (Cidade do México, 1943), único artista latino-americano a fazer parte do movimento Fluxus.
De 28 de agosto a 31 de outubro de 2010

Carmela Gross
Exposição retrospectiva da artista paulista Carmela Gross (São Paulo, 1946), a primeira em um museu, apresentará uma visão da sua produção, tomando as noções de corpo e paisagem como princípios fundantes e articuladores do trabalho. Vive e trabalha em São Paulo. Desde a década de 1970, vem desenvolvendo experiências em varias linguagens como desenho, gravura, carimbos, xerox e videoarte.
De 28 de agosto a 07 de novembro de 2010

Cássio Michalany
A exposição de Cássio Michalany na Estação Pinacoteca apresenta seis telas modulares (cada uma formada por três partes) elaboradas em 1991 para uma mostra individual no Centro Cultural São Paulo, e desde então nunca mais mostradas ao público. Neste conjunto, concebido como uma espécie de site-specific, o artista irá explorar pela primeira vez um método de composição baseado na permutação entre partes iguais de cores diferentes, formando a partir de elementos simples um grande número de combinações possíveis. Após a mostra, o conjunto será doado à coleção da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
De 19 de junho a 01 de agosto de 2010

Monica Nador
Nos últimos anos a pintora Monica Nador (Ribeirão Preto, SP, 1955) vem se dedicando primeiramente a uma prática de pintura junto a coletivos sociais e diretamente vinculada à arquitetura ou voltada a uma transformação da paisagem urbana. A mostra na Pinacoteca pretende mostrar a outra produção da artista, sua pintura individual, nos últimos dez anos.
De 19 de junho a 01 de agosto de 2010

Elizabeth Jobim
Na mostra da Estação Pinacoteca, Jobim pretende apresentar pela primeira vez em São Paulo instalações de pintura, criando uma série específica e inédita para uma das salas do museu.
De 19 de junho a 01 de agosto de 2010

Andy Warhol, Mr. America
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, na Estação Pinacoteca, exposição de Andy Warhol (Estados Unidos, Pittsburgh, 1928-1987), um dos mais importantes e influentes nomes da Pop Art. Andy Warhol, Mr. America
De 20 de março a 23 de maio de 2010

Lam: a obra gráfica
A Pinacoteca do Estado de São Paulo em colaboração com a Association des Amis de Wifredo Lam, de Paris, apresenta, na Estação Pinacoteca, exposição de Wilfredo Lam (Sagua La Grande, Cuba, 1902 – Paris, França, 1982), um dos expoentes da pintura moderna da America Latina e do movimento surrealista.
De 27 de fevereiro a 02 de maio de 2010

Julião Sarmento - Elegância em Tensão
Grace Under Pressure/Elegância em Tensão é a primeira individual do artista em um museu brasileiro. A mostra exibe cerca de 50 obras entre pintura, instalação e fotografias, realizadas no período de 1991 a 2008, reunidas de coleções públicas e privadas do Brasil e de Portugal, além de dois filmes super-8 (Pernas, 1975 e Faces, 1976) e três DVDs (Parasite, 2003, Sem titulo, 1999) sobre a produção do trabalho do artista.
De 28 de novembro de 2009 a 21 de fevereiro de 2010

Marighella
O Memorial da Resistência de São Paulo apresenta a exposição Marighella, em memória aos 40 anos da morte do guerrilheiro comunista, ícone do combate à ditadura militar no Brasil. A mostra, que busca traçar o perfil e a trajetória de vida de Carlos Marighella (Salvador, BA, 1911 – São Paulo, SP, 1969) é composta por cartas, livros, imagens de arquivo, iconografia variada, depoimentos, além de textos do próprio Marighella.
De 07 de novembro de 2009 a 25 de abril de 2010



Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – fone 11 3324.1000
Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 – fone 11 3337.0185


Abertas de terça a domingo, das 10 às 18h Ingresso combinado (Pinacoteca + Estação Pinacoteca): R$ 6 ou 3,00. Grátis aos sábados
 
 
 
Fonte:
 
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos