-
Esta página já teve 132.540.209 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.700 acessos diários
home | entre em contato
 

Câncer/Oncologia/Tumor

Terapias moleculares direcionadas em câncer de tireoide

04/03/2010

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

 

Resumo

ROMAGNOLI, Serena; MORETTI, Sonia; VOCE, Pasquale  e  PUXEDDU, Efisio. Terapias moleculares direcionadas em câncer de tireoide. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2009, vol.53, n.9, pp. 1061-1073. ISSN 0004-2730.  doi: 10.1590/S0004-27302009000900002.

O câncer de tireoide tem aumentado significativamente nas últimas três décadas e muitos pacientes têm buscado cuidados médicos para o tratamento a cada ano. Entre os tumores derivados de células foliculares, a maioria é carcinoma diferenciado de tireoide (CDT), cujo prognóstico é muito bom, em que somente em 15% dos casos a doença é persistente ou recorrente após o tratamento inicial. O carcinoma medular de tireoide tem um prognóstico pior, especialmente em pacientes com câncer difuso no momento da cirurgia inicial. As opções no tratamento tradicional para a doença persistente ou recorrente incluem cirurgia adicional, radioiodoterapia e supressão de TSH em pacientes CDT; a radioterapia externa e a quimioterapia citotóxica apresentam com frequência uma baixa eficácia e muitos pacientes com doença avançada não sobrevivem. Nas últimas duas décadas, muitos dos eventos envolvidos na formação do câncer tornaram-se conhecidos. Esse conhecimento possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, baseadas principalmente na inibição de mediador molecularchave no processo tumorigênico. Em particular, a classe das pequenas moléculas inibidoras de tirosina-quinase foi enriquecida por muitos compostos investigados em estudos clínicos e alguns casos foram aprovados para uso clínico em tipos específicos de câncer. Muitos desses compostos foram aplicados em estudos clínicos de câncer de tireoide com extensa invasão local ou metástase, mostrando resultados muito promissores.

Palavras-chave : Câncer de tireoide; radioiodoterapia; radioterapia externa; quimioterapia citotóxica; terapias direcionadas; inibidores tirosina-quinases.

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos