-
Esta página já teve 133.139.966 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Arte/Cultura/Diversão/Agenda

Ano Chopin no Brasil e em São Paulo

06/04/2010

Ano Chopin no Brasil
Nelson Freire e Maria João Pires são as estrelas das comemorações

O concerto oficial de inauguração do Ano Chopin no Brasil será no dia 13 de março, sábado, às 21h, na Sala São Paulo, com Nelson Freire, que tocará o Concerto nº 2 de Chopin com a Filarmônica Brasileira sob a regência de Claudio Cruz. O evento é uma realização da Sociedade Chopin do Brasil e Sociedade de Cultura Artística com o apoio Institucional do Consulado Geral da Polônia em São Paulo e da Embaixada da Polônia. Parte da renda dos concertos será em benefício da reconstrução do Teatro Cultura Artística, destruído por um incêndio em 2008.

A segunda apresentação será também na Sala São Paulo, com outra grande pianista, a portuguesa Maria João Pires que tocará em duo com o violoncelista russo Pavel Gomziakov, no dia 05 de abril, às 21h, segunda-feira. Várias outras ações serão realizadas tais como: o concerto “Chopin em dose dupla” que será realizado no dia 26 de março no SESC Vila Mariana, numa feliz combinação do pianista de jazz Adam Makowicz e o erudito Krzysztof Jablonski, exposições fotográficas e de cartazes sobre Chopin, apresentação de filmes e a ida de um grupo de brasileiros aficionados pelo compositor à Varsóvia para assistir ao XVI Concurso Internacional Frédéric Chopin, o mais importante concurso de piano do mundo. A abertura do concurso em outubro será feita pelo nosso pianista Nelson Freire e pela argentina Marta Argerich.

 

 

Programas:

Dia 13 de março
Nelson Freire e Filarmônica Brasileira (Regência: Claudio Cruz)

F. Mendelssohn-Bartholdy Sinfonia N.5 em Ré Menor.” A Reforma “
F. Chopin Concerto N.2 para piano e orquestra em Fá menor Op.21

Dia 05 de abril
Maria João Pires (Piano) e Pavel Gomziakov (Violoncelo)

F. Chopin Estudo n. 7 op.25 arranjo para cello e piano de Glazunov
F. Chopin Sonata no. 3 em si menor Op.58
Liszt Gôndola Funebre para cello e piano
F. Chopin 2 mazurcas
F. Chopin Sonata para violoncelo e piano em sol maior Op.65

Programa para Download (formato PDF)


Ano Chopin

Na Polônia o ano foi aberto oficialmente no dia 31 de dezembro pelo ministro da Cultura, Bogdan Zdrojewski, na noite de Ano Novo em Zelazowa Wola, a casa onde nasceu Chopin, a 80 quilômetros a oeste de Varsóvia. No dia 01 de março será realizado um concerto de gala em comemoração ao aniversário de Chopin com Martha Argerich, com o pianista Dang Thai Son com a Filarmônica de Varsóvia e a Orquestra do Século XVIII. Eles interpretarão os concertos para piano e orquestra de Chopin. Martha tocará o concerto n.º 1 e Dang Thai Son o nº 2.

Em 2010 comemoram-se os 200 anos de nascimento de Frédéric Chopin (1810-1849) e ao longo do ano haverá por todo o mundo 2000 iniciativas, 1200 das quais na Polônia. Entre eles os de maior importância: A reabertura em março do Museu Chopin no Castelo Ostrogski em Varsóvia, o festival internacional “Chopin e a sua Europa” que vai reunir os maiores pianista do mundo, e em Outubro, o XVI Concurso Internacional Frédéric Chopin. Site com todos os eventos: http://chopin2010.pl.

Depois de ter vivido na Polônia até aos 20 anos, Frédéric Chopin deixou o país natal em novembro de 1830, antes da insurreição polaca contra a Rússia, e instalou-se primeiro em Viena e depois em Paris, onde morreu aos 39 anos, a 17 de Outubro de 1849.

 

Datas e programação sujeitas a alterações.

 

Fonte:

 

http://www.culturaartistica.com.br/outras/anochopin.asp

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos