Curiosidades da Dra Shirley -
Esta página já teve 133.070.159 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.665 acessos diários
home | entre em contato
 

Curiosidades da Dra Shirley

Plantas podem retirar do solo partículas de ouro

30/08/2010

Plantas podem retirar do solo partículas de ouro       (22/08/2005)

Nanopartículas de ouro foram encontradas nas raízes e nos brotos das plantas de alfafa cultivadas em solo artificialmente enriquecido com o metal

Pesquisadores da Universidade do Texas - El Paso confirmaram o que já é conhecido há muito tempo: plantas podem retirar partículas do solo, como, por exemplo, o ouro. Em um experimento, os cientistas utilizaram plantas de alfafa cultivadas em solo artificialmente enriquecido com o metal e, ao examiná-las, encontraram nanopartículas de ouro nas raízes e nos brotos das plantas. Agora, o grupo trabalha em estudos com plantas de trigo e carvalho para conseguir partículas de platina e ferro, dentre outros metais. Para escala industrial, os pesquisadores especulam que essas plantas poderão ser cultivadas em solos enriquecidos ou perto de minas abandonadas, podendo ser utilizadas para garimpar ouro.

Nanotecnologia é a manipulação da matéria em escala nanométrica, equivalente a um bilionésimo do metro. As partículas desse tamanho são chamadas nanopartículas. No futuro, as nanopartículas industriais não precisarão ser produzidas em laboratório, mas poderão ser desenvolvidas em plantas geneticamente modificadas que poderão absorvê-las do solo para industrialização.

Fonte: Azonano.com / 15 August 2005 / Copyright: AzoM.com

Fonte:

 

http://www.cib.org.br/curiosidade.php?id=2

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos