-
Esta página já teve 133.133.247 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.659 acessos diários
home | entre em contato
 

Obesidade:Adulto/Infantil/Bariátrica

Relação genética entre Degeneração cerebral e Obesidade

10/11/2010



Um estudo publicado recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences demonstrou que um gene relacionado à obesidade está também associado a atrofia e degeneração cerebral.

Este estudo avaliou 206 pacientes idosos e saudáveis e, através de um mapeamento cerebral em três dimensões, demonstrou que pacientes portadores de uma sequência específica de DNA, localizada dentro do gene associado a massa gorda e obesidade (FTO), apresentavam um padrão de volume cerebral reduzido.

Estudos prévios demonstraram que este alelo está associado a valores maiores que os da média de circunferência abdominal e de altura, estando presente em 46% dos europeus ocidentais e centrais e em 16% dos asiáticos.

Os neurocientistas relatam que ainda não foi possível determinar se a influência genética dessa sequência está entre os fatores determinantes da obesidade. Porém, os pesquisadores apontam que essa variante genética pode contribuir com a degeneração cerebral, independentemente da influência sobre a massa corporal e sobre o peso dos portadores desse alelo.

Referência: A commonly carried allele of the obesity-related FTO gene is associated with reduced brain volume in healthy elderly Paul Thompson et al. PNAS 107, 8404-8409 (www.pnas.org).

 

Fonte:

 

http://cientifico.cardiol.br/cardiosource2/noticias/int_noticia09.asp

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos