Diabete/Diabetes -
Esta página já teve 135.258.311 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Diabete/Diabetes

500 mortes resultantes de um medicamento para a diabetes que também era usado para diminuir o apetite

17/11/2010

Diabetes: medicamento matou 500 pessoas em 33 anos


Um relatório das autoridades de saúde de França contabilizou 500 mortes resultantes de um medicamento para a diabetes que também era usado para mitigar o apetite. Mediator®, do laboratório Servier, esteve à venda em Portugal e em território francês até Novembro do ano passado, avança o Diário de Notícias.

 

De acordo com o jornal El País, citado pelo DN, o estudo do Ministério do Trabalho, Emprego e da Saúde de França indica que, além das 500 mortes, o medicamento esteve na origem de 3500 hospitalizações, devido aos problemas que causava nas válvulas cardíacas. Quando foi proibido, devido à "eficácia modesta contra a diabetes" e aos "risco de disfunção das válvulas cardíacas"; em França havia 300 mil pessoas a tomar Mediator®. Mais de dois milhões consumiram este fármaco desde 1976, altura em que entrou no mercado.

 

As autoridades francesas pediram esta terça-feira aos pacientes que tomaram Mediator® durante mais do que três meses que se apresentem perante os seus médicos para serem submetidos a exames e verificar se não sofrem de efeitos secundários causados pelo fármaco. Os primeiros casos começarem a ser reportados em França em 2007 mas apenas dois anos depois o medicamento foi retirado do mercado, o que levou um cardiologista e deputado do PS francês, Gérard Bapt, a catalogar o caso como "escândalo de saúde" e a acusar alguns peritos da agência de segurança sanitária de estarem "demasiado próximos do laboratório" Servier.

 

Em Portugal, o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) mandou retirar o produto do mercado logo após a decisão da França, por "motivos de precaução e zelo". Esta decisão teve "como base uma série de casos de reacções adversas graves ocorridas em França e o resultado de dois estudos realizados recentemente, que associam o benfluorex ao aparecimento de valvulopatias cardíacas. (...) Recomenda-se aos doentes que se encontravam em tratamento com Mediator® que não interrompam o tratamento abruptamente, devendo antes contactar o seu médico, assim que possível, para substituição pela alternativa terapêutica mais adequada à sua situação clínica", indicava o comunicado do Infarmed emitido a 30 de Novembro.

 

Fonte:

 

http://www.rcmpharma.com/news/10699/15/Diabetes-medicamento-matou-500-pessoas-em-33-anos.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos