-
Esta página já teve 134.681.037 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.667 acessos diários
home | entre em contato
 

Hipertensão/Pressão Alta

Novo tratamento da hipertensão

22/11/2010


Embora existam diversos medicamentos e estilos de vida que, conjugados, podem reduzir a pressão arterial, em cerca de metade dos casos de hipertensão o controlo é difícil e os valores permanecem acima do aceitável. Mas, quando nada parece funcionar, é possível reduzir a pressão arterial dos doentes hipertensos de uma forma inédita. Como? Desactivando certos nervos nos rins graças a impulsos de ondas de rádio aplicados internamente via um cateter arterial, avança o jornal Público.

Já se conhecia o papel crucial, através de vários mecanismos, dos nervos renais na regulação da pressão arterial. Mas o que a nova tecnologia – que foi agora testada pela primeira vez num ensaio clínico por Murray Esler e colegas, do Instituto Baker IDI de Melbourne, Austrália, e publicada na revista médica The Lancet – permite fazer é desactivar selectivamente os nervos relevantes.

A técnica, dizem os autores, não acarretou grandes complicações.

A confirmarem-se estes primeiros resultados, o facto de se conseguir tratar assim os doentes que não respondem aos medicamentos poderá reduzir substancialmente a mortalidade e as doenças associadas à hipertensão, explica a mesma revista em comunicado.

 

Fonte:

 

http://www.rcmpharma.com/news/10767/15/Novo-tratamento-da-hipertensao.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos