Diabete/Diabetes -
Esta página já teve 135.258.593 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Diabete/Diabetes

Ligação entre HIV e resistência à insulina

30/11/2010

Desvendada ligação entre VIH e resistência à insulina


Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington afirmam ter desvendado a razão pela qual tantas pessoas infectadas com VIH desenvolvem uma forte e perigosa resistência à insulina, que pode provocar diabetes e doença cardíaca, avança o site Tribuna Médica Press.

A causa reside nos poderosos medicamentos que previnem o desenvolvimento da SIDA e que têm prolongado a vida de tantos pacientes infectados com o VIH, dizem os especialistas, que esperam que esta descoberta abra caminho ao desenvolvimento de antivirais mais seguros.

A investigação, publicada na revista Journal of Biological Chemistry, demonstrou que os inibidores da protease interferem directamente com a forma como é feito o controlo dos níveis de açúcar no sangue. Esta situação provoca resistência à insulina, uma condição que ocorre quando o corpo produz insulina suficiente mas não a utiliza de forma adequada.

Paul Hruz coordenou a equipa que descobriu os inibidores de primeira geração, incluindo o ritonavir. Agora, o investigador admite, após testes laboratoriais, que “um dos efeitos destes medicamentos é o bloqueio do transporte da glicose, um dos passos mais relevantes no funcionamento da insulina”.

“Agora que identificámos o principal mecanismo, vamos tentar desenvolver novas drogas contra o VIH que não provoquem diabetes”, acrescenta.

 

Fonte:

 

http://www.rcmpharma.com/news/10824/15/Desvendada-ligacao-entre-VIH-e-resistencia-a-insulina.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos