Ginecologia/Mulher - Endometriose pode ser diagnosticada sem cirurgia
Esta página já teve 134.688.285 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

Endometriose pode ser diagnosticada sem cirurgia

08/12/2010


Foi desenvolvido um novo meio de diagnóstico para a endometriose (crescimento de células de tecido endometrial fora do útero) que evita a cirurgia, de acordo com um estudo publicado na revista Human Reproduction, citado pelo site Saúde na Internet.

 

Actualmente, a cirurgia laparoscópica é considerada o único meio eficaz de diagnóstico precoce da doença. A outra opção - o ultra-som - tem apenas a capacidade de identificar os casos mais avançados. No entanto, estima-se que 30 a 40% das cirurgias não confirmem o diagnóstico, o que demonstra a ineficácia deste meio invasivo.

 

A nova técnica, desenvolvida por uma equipa liderada por Moamar Al-Jefout, da Sydney Medical School, na Austrália, consiste em colher pequenos fragmentos do endométrio (tecido que reveste o útero) durante um exame ginecológico normal, no consultório, sem a necessidade de anestesia (é administrado apenas um analgésico oral). Em seguida, o tecido colhido é enviado para laboratório, onde se procede à pesquisa da presença de fibras nervosas.

 

O estudo realizado com 99 mulheres concluiu ser possível fazer o diagnóstico através deste novo método, com uma precisão de quase 100%. Refere a investigação que 64 das mulheres que tiveram a doença confirmada através de cirurgia também apresentaram positivo no teste de pesquisa de fibras nervosas.

 

Deste modo, reforçam os cientistas, este método irá ajudar os médicos a realizarem uma melhor triagem das suas doentes e irá evitar as cirurgias desnecessárias.

 

Fonte:

 

http://www.rcmpharma.com/news/4117/537/Endometriose-pode-ser-diagnosticada-sem-cirurgia.html

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos