-
Esta página já teve 134.542.620 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.673 acessos diários
home | entre em contato
 

Câncer/Oncologia/Tumor

Fármaco pode reduzir perda óssea e limitar crescimento do câncer oral

14/12/2010

 

 

Um medicamento aprovado e utilizado para tratar a osteoporose mostrou ser capaz também de reduzir a perda óssea. A descoberta foi feita por investigadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, que conduziam uma experiência com ratinhos para avaliar os seus efeitos em indivíduos com cancro oral, noticia o site Ciência Diária.


O fármaco poderia ser usado como terapia complementar em pacientes com cancro da cabeça e pescoço que corrói o osso. Além disso, o tratamento foi associado a tumores menores.


O medicamento, conhecido como ácido zolendrónico (Zometa® da Novartis), foi desenvolvido para inibir a reabsorção óssea, quebra do osso causada pela liberação de um tipo de célula específica. Já o carcinoma espinocelular oral compreende cerca de 90% dos casos de tumores na boca. Quando os tumores se formam na gengiva, o seu crescimento no espaço limitado pode levar à perda óssea no maxilar, e isso estimula ainda mais o cancro a desenvolver-se.


O objectivo dos investigadores é encontrar um meio de romper com o ciclo vicioso formado pela perda óssea. Embora o medicamento se tenha mostrado efectivo neste caso, outros testes com animais e seres humanos são necessários para determinar a dose adequada, a sua segurança e eficácia.

 

Fonte:

 

http://www.rcmpharma.com/news/11069/15/Farmaco-pode-reduzir-perda-ossea-e-limitar-crescimento-do-cancro-oral.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos