-
Esta página já teve 132.448.179 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Saúde atualiza informações sobre 343 remédios mais usados no Brasil

16/12/2010
15/12/2010
imagem transparente

Formulário Terapêutico Nacional serve de guia para prescrições médicas.
Informações também estarão disponíveis para usuários na internet.

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (14) em Brasília o Formulário Terapêutico Nacional (FTN) 2010, que contém informações sobre os 343 medicamentos mais utilizados no Brasil, distribuídos na rede pública e comercializados em farmácias e drogarias.

A publicação serve de guia para que médicos prescrevam remédios contra as doenças mais comuns no território nacional. Entre os remédios incluídos, estão antibióticos, antiinflamatórios e medicamentos para diabetes e hipertensão.

O formulário contém informações sobre indicações, contra-indicações, cuidados na administração, efeitos adversos e armazenamento dos produtos. O conteúdo também estará disponível aos usuários no site do Ministério da Saúde.

"Quando o médico prescrever um medicamentos, estamos orientando que o o paciente seja curioso e pergunte, busque informações sobre os medicamentos com quem o prescreveu, que terá a publicação em mãos, ou através do site", afirma José Miguel do Nascimento Júnior, diretor de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Os 60 mil exemplares do FTN 2010 serão distribuídos às equipes da Estratégia Saúde da Família, gestores estaduais e municipais de saúde, entidades da área médica e farmacêutica, faculdades de farmácia e unidades do Programa Farmácia Popular. Segundo Nascimento, o objetivo é que cada profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) tenha um exemplar em mãos.

Esta é a segunda edição do formulário - a primeira foi lançada em 2008. Os medicamentos relacionados no livro estão na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), atualizada a cada dois anos e cuja última edição foi publicada em maio de 2010.



Fonte: G1

Fonte:

 

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=17721

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos