AIDS / HIV - Droga recentemente aprovada pelo FDA para tratamento da lipodistrofia adquirida em pacientes infectados pelo HIV
Esta página já teve 132.507.725 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.703 acessos diários
home | entre em contato
 

AIDS / HIV

Droga recentemente aprovada pelo FDA para tratamento da lipodistrofia adquirida em pacientes infectados pelo HIV

16/12/2010

Droga recentemente aprovada pelo FDA para tratamento da lipodistrofia adquirida em pacientes infectados pelo HIV

 
O departamento de controle de alimentos e drogas norte-americano (FDA) aprovou a comercialização do tesamorelin (Egrifta) para tratamento da lipodistrofia induzida pela Terapia Antiretroviral Altamente Efetiva. A lipodistrofia, além de ser esteticamente desfigurante, contribuindo para a estigmatização desses pacientes, está associada a alterações metabólicas relacionadas à resistência insulínica e aterosclerose acelerada. Este fato, juntamente com a diminuição na incidência de infecções oportunistas e o aumento global da sobrevida destes pacientes, explica a tendência observada na última década de aumento na mortalidade cardiovascular nos pacientes portadores do HIV, trazendo à tona, um novo problema.
 
A droga funciona como um fator liberador do GH (hormônio do crescimento), sendo administrada via subcutânea, uma vez ao dia.
 
A aprovação foi baseada em dois estudos clínicos, compreendendo 800 pacientes, onde foi feita a comparação com o placebo. No grupo do tesamorelin, observou-se maior redução da gordura abdominal. Vale salientar, no entanto, que o estudo não avaliou desfechos cardiovasculares ou de sobrevida.
 
Os efeitos adversos mais comuns foram artralgias, sintomas dispépticos, edema, mialgias e eritema pruriginoso no local da aplicação.
 
Mais uma ferramenta para melhora da qualidade de vida destes pacientes torna-se, desta forma, disponível.
 
Marcos Farias (preceptor do Internato de Clínica Médica)

 

Fonte:

 

http://www.fcm.edu.br/internatomedicina/noticias-medicas-2-droga-recentemente-aprovada-pelo-fda-para-tratamento-da-lipodistrofia-adquirida-em-pacientes-infectados-pelo-hiv/

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos