Curiosidades da Dra Shirley - Nanoburrs - nanorrebarbas
Esta página já teve 133.161.105 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.659 acessos diários
home | entre em contato
 

Curiosidades da Dra Shirley

Nanoburrs - nanorrebarbas

02/01/2011



A medicina avança a cada dia e novas perspectivas são criadas para a saúde. Pesquisadores americanos desta vez descobriram uma nova técnica que possibilita caminhos para o tratamento de doenças cardíacas, tumores e inflamações.

A técnica consiste em nanotecnologia. Os cientistas criaram uma molécula capaz de encontrar artérias endurecidas e tratá-las após serem injetadas na corrente sanguínea dos pacientes. O tratamento é capaz de identificar apenas as células danificadas nas paredes das artérias e empregar drogas para tratá-las no lugar específico.
“Nanoburrs” é o nome que os cientistas batizaram e que em português significa nanorrebarbas. Apesar de não ser uma novidade de nanopartículas para carrear substâncias, a capacidade de reconhecer células em condições específicas é um grande avanço.
“No entanto, não se pode esquecer que as nanopartículas já mostraram capacidade de danificar o DNA celular, o que confirma a necessidade de muito tempo de pesquisa antes de se começar o desenvolvimento”,
Para aumentar a eficiência da técnica, vale ressaltar que a pesquisa oferece uma forma de aplicar essas drogas no lugar exato. Proteínas recobrem as nanorrebarbas com a função de se ligar a estruturas nos vasos sanguíneos chamadas “membranas basais”.
 
 
Fonte:
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos