Geriatria/Gerontologia/Idoso -
Esta página já teve 133.160.209 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.659 acessos diários
home | entre em contato
 

Geriatria/Gerontologia/Idoso

Cuidados paliativos para idosos na unidade de terapia intensiva: realidade factível

15/01/2011

Cuidados paliativos para idosos na unidade de terapia intensiva: realidade factível

Anelise Coelho Fonseca, Maria de Jesus Mendes Fonseca

Resumo


OBJETIVOS: este artigo discute o papel da Unidade de Terapia Intensiva na perspectiva dos idosos portadores de doenças crônicas em fase avançada, considerando que esse local pode ser uma das alternativas de alocação destes enfermos e, nesses casos, os cuidados paliativos representam valiosas ferramentas de trabalho.

FONTE DE DADOS: foram revisados artigos dos últimos 10 anos no portal PubMed, utilizando os descritores Unidade de Terapia Intensiva, Cuidados Paliativos, Critical Care Unit e Palliative Care.

SÍNTESE DOS DADOS: a interseção entre cuidados paliativos e a Unidade de Terapia Intensiva deve ser entendida no contexto das mudanças no padrão das doenças e na longevidade dos portadores das doenças crônicas não-transmissíveis. Os cuidados paliativos são intervenções clínicas direcionadas aos pacientes portadores de enfermidades cuja progressão provoca sinais e sintomas desconfortantes, inclusive com elementos associados à instabilidade clínica. As práticas da Unidade de Terapia Intensiva têm como premissa o restabelecimento da fisiologia, e para atingir seu objetivo aplicam recursos farmacológicos, próteses e dispositivos artificiais. A necessidade de utilizar as medidas paliativas na Unidade de Terapia Intensiva foi vislumbrada a partir de informações sobre a elevada prevalência de dor e de outros sintomas de sofrimento e angústia, seja para o paciente, seja para sua família ou para a equipe que o assiste.

CONCLUSÕES: é preciso reforçar aos profissionais da saúde que os cuidados paliativos não são incompatíveis com a Unidade de Terapia Intensiva. Ao contrário, sua relevância evidencia-se na maneira com que as suas ações auxiliam no direcionamento do conforto.


Texto Completo: PDF

 

Fonte:

 

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/7510

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos