Diabete/Diabetes -
Esta página já teve 133.046.688 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Diabete/Diabetes

Mortalidade de diabéticos com peso normal é maior do que de obesos com a doença

08/02/2011

American Heart Association (AHA)
13 a 17 de novembro de 2010

Mortalidade de diabéticos com peso normal é maior do que de obesos com a doença, diz estudo

O diabetes mellitus tipo 2 está associado com maior mortalidade total em pessoas com peso normal do que em pessoas com sobrepeso ou obesidade, segundo estudo apresentado em novembro no Congresso da American Heart Association. De acordo com os autores, a comorbidade em pacientes com diabetes, incluindo doença renal crônica e câncer, poderiam explicar as maiores taxas de morte em diabéticos de peso normal.

“O diabetes tipo 2 em pessoas de peso normal é uma intrigante representação do fenótipo de metabolicamente obesos com peso normal“, escreveram os autores, destacando que esse fenótipo é marcado por distúrbios metabólicos como diabetes, hipertensão e hipertrigliceridemia - comumente associados à obesidade - ocorrendo em pessoas com índice de massa corporal normal. E, pelo fato de a prevalência de diabetes tipo 2 em pessoas com peso normal ser baixa - entre 5% e 15% dos casos de diabetes -, há poucos estudos sobre isso.

Para avaliar a mortalidade de pessoas com diabetes tipo 2 em relação ao seu peso corporal, pesquisadores de diversas universidades americanas conduziram uma meta-análise usando quatro estudos de coorte longitudinais, incluindo 2.262 pessoas com idades entre 18 e 88 anos. O diabetes tipo 2 incidente foi identificado em cada coorte como uma glicemia de jejum maior que 126 mg/dL ou uso de medicação para diabetes recém iniciado. E a proporção de diabéticos de peso normal variou de 9% a 21% entre as coortes avaliadas.

Realizando a regressão de Cox de risco proporcional separadamente em cada coorte e estimativas combinadas com as meta-análise de efeitos fixos, os pesquisadores notaram que, em mais de 26 anos combinados de acompanhamento, ocorreram 290 mortes (13%). E o risco de mortalidade seria duas vezes maior em indivíduos de peso normal, em relação aos diabéticos com sobrepeso e os obesos. Segundo os autores, essa diferença seria estatisticamente significativa mesmo após ajuste para idade, raça, sexo, triglicerídeos, HDL, circunferência abdominal, pressão sistólica e tabagismo.

Fonte: Fonte: American Heart Association Scientific Sessions 2010. Presentation Abstract 18802. 17 de novembro de 2010.

 

Fonte:

 

http://www.medicalservices.com.br/agenda/txtcongresso.php?id=285&topo=

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos