- Alergias associadas a menor probabilidade de cancer cerebral
Esta página já teve 132.558.081 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.699 acessos diários
home | entre em contato
 

Câncer/Oncologia/Tumor

Alergias associadas a menor probabilidade de cancer cerebral

11/02/2011

 

 

Quem sofre de alergias pode ser menos propenso a desenvolver um glioma, o tipo mais comum de cancro cerebral no adulto e de difícil tratamento, possivelmente porque o sistema imunológico está em alerta máximo, escreve o POP – Portal de Oncologia Português.

 

Esta descoberta abre caminho a novas investigações sobre a prevenção e o tratamento da doença, afirma a principal autora do estudo, citada pelo site HealthDay.

 

"Precisamos de fazer mais estudos para chegar ao mecanismo subjacente. Depois, poderíamos ser capazes de influenciar as pessoas que podem ter um maior risco ou que tenham histórico familiar", disse Bridget J. McCarthy, professora associada de investigação de epidemiologia na Universidade de Illinois, em Chicago.

 

Os cientistas têm publicado estudos contraditórios sobre a relação entre as pessoas com alergias e doenças auto-imunes e um menor risco de desenvolver tumores.

 

Neste estudo, publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, a equipa examinou inquéritos preenchidos por 419 doentes com gliomas, e 612 pessoas sem cancro, da Carolina do Norte e de Illinois. Os participantes disseram se já tinham sido diagnosticados com alguma alergia – sazonal, medicamentosa, alimentar, a animais de estimação ou outra – e se tomaram anti-histamínicos.

 

Possível conexão

 

Os investigadores descobriram que os doentes com tumores de alto e baixo grau eram mais prováveis a não relatar alergias do que os restantes. E quem tinha mais alergias, tinha menores probabilidades de ter um glioma.

 

A autora do estudo explicou que o sistema imunológico hiper-reactivo pode causar alergias e permitir que o organismo combata o cancro.

 

No entanto, o trabalho não prova uma relação de causa e efeito, ou seja, que as alergias reduzam directamente o risco de tumor cerebral – mostra apenas uma possível conexão – por isso são necessários mais estudos, sublinham os especialistas.

 

Fonte:

 

http://www.rcmpharma.com/news/11928/15/Alergias-associadas-a-menor-probabilidade-de-cancro-cerebral.html

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos