-
Esta página já teve 132.453.786 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.707 acessos diários
home | entre em contato
 

Endocrinologia/Glândulas

Prevalência de síndrome metabólica em pacientes com esquizofrenia

28/02/2011
 
Tatiana Souza Vargas, Zilda Elizabeth de Albuquerque Santos

Resumo


OBJETIVOS: identificar a prevalência de síndrome metabólica em pacientes hospitalizados portadores de esquizofrenia.
MÉTODOS: um estudo transversal incluiu pacientes masculinos portadores de esquizofrenia, maiores de 40 anos, em uso de antipsicóticos por no mínimo dois anos, internados no Hospital Colônia Itapuã, em Viamão, RS. Foram analisadas medidas antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal), exames bioquímicos (glicemia, HDL-c, triglicerídeos), pressão arterial e uso de medicação antipsicótica.
RESULTADOS: foram avaliados 56 pacientes. Encontrou-se prevalência de 30,4% de síndrome metabólica na população estudada. Dos componentes da síndrome, destacaram-se hipertensão (60,7%) e circunferência abdominal elevada (50%). Os pacientes com excesso de peso apresentaram 5,63 (IC 95% 1,42-22,3) vezes mais chances de desenvolver a síndrome do que os pacientes eutróficos. Os pacientes em uso de antipsicóticos de segunda geração apresentaram 2,51 (IC 95% 1,22-5,17) vezes mais chances de desenvolver a síndrome do que o restante dos pacientes.
CONCLUSÕES: a prevalência de síndrome metabólica encontrada nos pacientes esquizofrênicos foi ligeiramente maior do que a prevalência da população em geral, estimada pela International Diabetes Federation. O excesso de peso e os medicamentos antipsicóticos parecem estar associados com o desenvolvimento da síndrome e seus componentes.

Fonte:
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos