Geriatria/Gerontologia/Idoso -
Esta página já teve 133.162.735 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Geriatria/Gerontologia/Idoso

Cuidados paliativos para idosos na unidade de terapia intensiva: realidade factível

28/02/2011
 
 
Anelise Coelho Fonseca, Maria de Jesus Mendes Fonseca

Resumo


OBJETIVOS: este artigo discute o papel da Unidade de Terapia Intensiva na perspectiva dos idosos portadores de doenças crônicas em fase avançada, considerando que o local pode ser uma das alternativas de alocação desses enfermos e, nesses casos, os cuidados paliativos representam valiosas ferramentas de trabalho.

FONTE DE DADOS: foram revisados artigos dos últimos 10 anos no portal PubMed, utilizando os descritores Unidade de Terapia Intensiva, Cuidados Paliativos, Critical Care Unit e Palliative Care.

SÍNTESE DOS DADOS: a interseção entre cuidados paliativos e a Unidade de Terapia Intensiva deve ser entendida no contexto das mudanças no padrão das doenças e na longevidade dos portadores das doenças crônicas não-transmissíveis. Os cuidados paliativos são intervenções clínicas direcionadas aos pacientes portadores de enfermidades cuja progressão provoca sinais e sintomas desconfortantes, inclusive com elementos associados à instabilidade clínica. As práticas da Unidade de Terapia Intensiva têm como premissa o restabelecimento da fisiologia, e para atingir seu objetivo aplicam recursos farmacológicos, próteses e dispositivos artificiais. A necessidade de utilizar as medidas paliativas na Unidade de Terapia Intensiva foi vislumbrada a partir de informações sobre a elevada prevalência de dor e de outros sintomas de sofrimento e angústia, seja para o paciente, seja para sua família ou para a equipe que o assiste.

CONCLUSÕES: é preciso reforçar aos profissionais da saúde que os cuidados paliativos não são incompatíveis com a Unidade de Terapia Intensiva. Ao contrário, sua relevância evidencia-se na maneira com que as suas ações auxiliam no direcionamento do conforto.

 
Fonte:
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos