-
Esta página já teve 133.139.928 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Obesidade:Adulto/Infantil/Bariátrica

Federação Internacional de Diabetes recomenda cirurgia para pacientes obesos

11/04/2011

O diabetes tipo 2 é uma das doenças que estão em rápido crescimento, com quase 300 milhões de pessoas afetados no mundo

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) divulgou documento em que recomenda a cirurgia bariátrica para tratamento de pacientes portadores de diabetes tipo 2. O texto traz uma série de recomendações sobre o uso da cirurgia para perda de peso como opção de tratamento de baixo custo para esses pacientes. De acordo com o IDF, a combinação de obesidade e diabetes tipo 2 está emergindo como um sério problema de saúde pública em todo o mundo. O diabetes tipo 2 está em rápido crescimento, com quase 300 milhões de pessoas afetados em todo o mundo e 450 milhões casos previstos em 2030.

De acordo com essa declaração, há evidências de que as pessoas obesas portadoras do diabetes tipo 2 podem se beneficiar da cirurgia bariátrica em determinadas circunstâncias. Segundo o professor Alberti, pesquisador sênior do Imperial College of London, a cirurgia bariátrica é uma terapia efetiva para diabéticos muito obesos, desde que ela seja realizada em uma fase inicial e não como último recurso. Ele lembra que o procedimento deve incorporar o protocolo de tratamento do diabetes tipo 2.

Para o professor Paul Zimmet, do Baker IDI Heart and Diabetes Institute, a cirurgia bariátrica deve ser recomendada para pessoas com diabetes tipo 2 e obesidade somente depois que outras estratégias falharam, especialmente quando existem outras doenças graves como hipertensão, colesterol alto ou apneia do sono. Segundo o especilista, a cirugia deve ser pensada para pessoas que tem o diabetes tipo 2 e um índice de massa corporal (IMC) acima de 35.

Esta é a primeira vez que o IDF ou outra organização internacional desenvolve recomendações nesta área terapêutica, uma vez que há necessidade de orientar os especialistas de todo o mundo sobre a cirurgia bariátrica devido ao uso cada vez maior.

O grupo de 20 especialistas que formularam essas diretrizes advertem que a situação em países de renda média e baixa apresenta problemas especiais, uma vez que a obesidade está aumentando a um nível alarmante. Como os recursos sanitários são limitados, o procedimento só deve ser realizado quando as autoridades médicas permitirem e existirem especialistas disponíveis para a cirurgia.

O documento foi divulgado na semana passada, durante o 2º Congresso Mundial sobre Terapias Intervencionista para a Diabetes Tipo 2, em Nova York.

 
Fonte: Isaude.net
 
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos