-
Esta página já teve 133.168.473 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.656 acessos diários
home | entre em contato
 

Obesidade:Adulto/Infantil/Bariátrica

Nova associação de fármacos é promessa contra obesidade

14/04/2011
 

Um novo fármaco que combina uma substância anticonvulsiva e um derivado da anfetamina é a nova promessa da Indústria Farmacêutica (IF) para combater a obesidade, avança o Folha Online.

 

O medicamento foi testado num estudo com mais de 2400 pessoas que apresentavam obesidade ou excesso de peso e que tinham pelo menos duas doenças associadas, como hipertensão e diabetes.

 

A investigação foi conduzida pela Universidade Duke, nos EUA, e financiada pelo laboratório Vivus. É esse laboratório que aguarda a aprovação do medicamento pela FDA (agência reguladora americana).

 

Os participantes foram divididos em três grupos e acompanhados durante 56 semanas. No grupo que tomou a dose maior do fármaco, a perda de peso média foi de 9,8%. No grupo que tomou a dose menor, a média foi de 7,8%.

 

Já no grupo placebo, que só se submeteu a um programa de dieta, a média da perda de peso foi de 1,2%.

 

Os resultados foram publicados na edição online da revista The Lancet.

 

Segundo endocrinologistas consultados, a medicação é a nova promessa no combate à obesidade. Mas, segundo o clínico-geral Paulo Olzon, da Unifesp, a droga pode causar dependência.

 

O remédio é uma combinação de fentermina, derivado da anfetamina que inibe o centro da fome no cérebro, e topiramato, um anticonvulsivo que actua na compulsão por comida.

 

Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas, no Brasil, a associação das duas drogas é "uma excelente opção".

 

Além disso, diz o especialista, permite uma dosagem menor de fentermina do que a usada nos EUA, onde é liberada. "A vantagem é a sinergia. A dosagem pode ser baixa sem comprometer o resultado".

 

"Estamos desesperadamente a procurar remédios para emagrecer, porque o arsenal contra obesidade é pequeno", diz o especialista.

Fonte:

 

http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/nova-associacao-de-farmacos-e-promessa-contra-obesidade

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos