Dor/Dores -
Esta página já teve 132.525.431 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.702 acessos diários
home | entre em contato
 

Dor/Dores

Papel da internet no abuso de analgésicos opióides

14/04/2011

Observa-se recentemente um importante aumento no abuso de analgésicos opióides. Autoridades governamentais e agências regulatórias alertam que a internet tem se tornado uma fonte significativa destas drogas.

Um estudo publicado no periódico Pain Medicine investigou a veracidade desta informação. Foram entrevistados 1.116 usuários de drogas de abuso, através de questionários padronizados. Fornecedores, amigos, parentes ou prescrições médicas foram listados como fontes de drogas com freqüência semelhante, em aproximadamente 50-65% dos casos. Roubo e falsificação estavam presentes em 20% dos casos. A internet foi mencionada por menos de 6% dos entrevistados.

Estes dados sugeriam falta de disponibilidade ou falta de conhecimento, por parte da amostra estudada, da internet como fonte potencial dos opióides. Os investigadores tentaram, então, comprar opióides tarjados e um opióide não tarjado, tramadol, em uma lista aleatória de 10% dos sites que referiam estas vendas.

Não houve sucesso na compra de opióides tarjados. Já o tramadol, uma droga não tarjada, foi livremente disponível.




Fonte: Theodore J. Cícero TJ, Shores CN, Paradis AG et AL: Source of Drugs for Prescription Opioid Analgesic Abusers: A Role for the Internet?, Pain Medicine, Volume 9, Issue 6, 28 June 2008, Pages 718-723

 

Fonte:

 

http://www.torrentonline.com.br/novoportal/dicas/

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos