Diabete/Diabetes -
Esta página já teve 133.027.675 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.671 acessos diários
home | entre em contato
 

Diabete/Diabetes

Diabetes como causa de deficiência funcional de cobalamina clinica significativa

26/05/2011

Lawrence Solomon R. , MD

+ Autor Filiações

  1. Secção de Cuidados Paliativos do Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut
  1. Endereço para correspondência: Lawrence R. Salomão, lawrence.solomon yale.edu @ .

Resumo

OBJETIVO cobalamina Funcional (CBL) deficiência (ou seja, alta de ácido metilmalônico MMA] valores [apesar Cbl níveis séricos normais) é comum em idosos e associados com neuropatia e anemia. Porque o diabetes também é comum na neuropatia diabética e idosos assemelha-se à deficiência de Cbl, o papel do diabetes na deficiência de Cbl funcional foi explorado.

MATERIAL E MÉTODOS Uma revisão retrospectiva de toda a comunidade de habitação para adultos ambulatoriais com função renal normal, avaliada por deficiência de Cbl durante um período de 12 anos em um ajuste da atenção primária. Funcional deficiência Cbl foi definida como valores de MMA> 250 nmol / L com níveis Cbl> 400 pg / mL.

RESULTADOS Em indivíduos não diabéticos, MMA valores variaram diretamente com a idade e inversamente com soro Cbl. Em indivíduos diabéticos, MMA valores também aumentou com a idade, mas não caiu como os níveis Cbl aumentado. Assim, quando os níveis de Cbl foram> 400 pg / mL, valores médios de MMA e da incidência da deficiência de Cbl funcional ambos foram significativamente maiores em idosos diabéticos (pelo menos 70 anos) do que em indivíduos idosos não diabéticos. Além disso, a neuropatia esteve presente em 62% dos indivíduos diabéticos com valores elevados de MMA e em apenas 18% dos diabéticos com o MMA valores normais. Finalmente, as doses farmacológicas de Cbl melhorou valores MMA e neuropatia em 88 e 86% dos avaliados indivíduos diabéticos, respectivamente.

CONCLUSÕES Estas observações sugerem que a deficiência de Cbl funcional é comum em indivíduos idosos e diabéticos, está associada com a neuropatia, e é responsiva à terapia Cbl. Um papel para o estresse oxidativo na patogênese da deficiência de Cbl funcional é proposto.

  • Recebido 03 de janeiro de 2011.
  • Aceito 16 de fevereiro de 2011.

Os leitores podem usar este artigo contanto que o trabalho seja devidamente citado, o uso é educacional e não para o lucro, eo trabalho não é alterada. Veja http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/ para mais detalhes.

 

Fonte:

 

http://care.diabetesjournals.org/content/34/5/1077.abstract

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos