Curiosidades da Dra Shirley -
Esta página já teve 133.045.247 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Curiosidades da Dra Shirley

Vidro nano-estruturado vai reduzir custo da imagiologia médica

17/08/2011

A vantagem dessa abordagem sobre os métodos existentes para a microscopia é que ela é 20 vezes mais barata e é compacta

 
Pesquisadores da University of Southampton, no Reino Unido, desenvolveram novos elementos óticos de vidro nano-estruturado que têm aplicações na manipulação ótica e reduzirão significativamente o custo da imagiologia médica.

A equipe foi liderada pelo professor Peter Kazansky e realizou os trabalhos no Centro de Pesquisa em Optoeletrônica da universidade. As nano-estruturas foram utilizadas para desenvolver os conversores de polarização espaço-variante no vidro monolítico. Estes dispositivos de milímetros de tamanho geram "redemoinhos" de luz que permitem o processamento preciso de material laser, manipulação ótica de objetos do tamanho de um átomo, imagiologia de ultra-alta resolução e, potencialmente, aceleradores de partículas de mesa.

Já se descobriu que a tecnologia pode ser desenvolvida para a gravação ótica. Segundo os pesquisadores, em intensidades suficientes, os pulsos de laser ultra-curtos podem ser usados para imprimir no vidro pontos minúsculos, como pixels 3D (voxels). A pesquisa anterior da equipe mostrou que os lasers com polarização fixa produzem voxels constituídos de um arranjo periódico de níveis ultra-finos (de dezenas de nanômetros). Ao passar a luz polarizada através deste voxel impresso em vidro de sílica, os pesquisadores observaram que ela viaja de forma diferente dependendo da orientação da polarização da luz. Esse fenômeno de " forma de birrefringência" é a base deste novo conversor de polarização.

A vantagem dessa abordagem sobre os métodos existentes para a microscopia é que ela é 20 vezes mais barata e é compacta. "Antes disso, tivemos que usar um modulador de luz espacial com base em cristal líquido que custa cerca de £ 20 mil. Em vez disso, agora temos apenas que colocar um pequeno dispositivo no feixe ótico para obtermos o mesmo resultado", disse o professor Peter Kazansky.

Os pesquisadores desenvolveram esta tecnologia ainda mais e a adaptaram para uma gravação ótica de cinco dimensões. "Melhoramos a qualidade e o tempo necessário para a fabricação e desenvolvemos esta memória de cinco dimensões, o que significa que os dados podem ser armazenados no vidro e durar para sempre. Ninguém nunca fez isso antes", disse o líder do projeto, Martynas Beresna.

Os pesquisadores estão trabalhando com a empresa lituana Altechna para introduzir esta tecnologia no mercado.

 
Fonte:
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos