-
Esta página já teve 134.548.257 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.674 acessos diários
home | entre em contato
 

diagnóstico e laboratório

Lançado teste que detecta doenças do fígado em 60 minutos

29/08/2011
 
 

A Siemens Healthcare acaba de lançar o primeiro painel de biomarcadores directo, estandardizado e automatizado para a fibrose hepática – um dos principais indicadores de doenças hepáticas crónicas – que permitirá aos laboratórios clínicos fornecer resultados em 60 minutos, avança comunicado de imprensa.

 

Este painel de biomarcadores oferece aos profissionais clínicos uma opção de diagnóstico através de uma análise sanguínea rápida, fiável e minimamente invasiva, pois basta apenas a recolha de um tubo de sangue.

 

Com este teste avançado, que obteve a marcação CE para utilização no sistema de imunoensaio da Siemens, a empresa é actualmente a única a disponibilizar um portefólio integrado de soluções de diagnóstico para gestão das doenças hepáticas, que inclui testes bioquímicos de rotina, testes serológicos de hepatites, testes de carga viral e sistemas de ecografia.

 

Teste avançado para fibrose hepática

 

A fibrose hepática é um indicador importante de doenças hepáticas crónicas, como a cirrose e o cancro do fígado, que estão entre as dez principais causas de morte a nível mundial.

“Apesar da biopsia ao fígado ser o procedimento standard para avaliar a fibrose hepática, existem, infelizmente, consequências negativas que incluem o desconforto do paciente e as dificuldades de interpretação dos resultados,” explica Ivan Christo França, director da Siemens Healthcare Diagnostics, acrescentando: “Oferecendo um teste sanguíneo de rotina minimamente invasivo e automatizado, a Siemens disponibiliza aos médicos uma ferramenta adicional, para que possam avaliar facilmente a gravidade da fibrose hepática nos seus pacientes com doença hepática crónica”.

 

Esta inovação consiste num teste sanguíneo simples que avalia a gravidade da doença, combinando três biomarcadores serológicos directos – o ácido hialurónico (AH), o peptídeo aminoterminal do pró-colagénio III (PIIINP) e o inibidor tecidular de metaloproteinases 1 (TIMP-1) – num algoritmo. O resultado é um valor que corresponde ao nível de fibrose hepática equivalente aos avaliados por meio de uma biopsia ao fígado, o actual procedimento standard de cuidados para o diagnóstico de fibrose.

 

Este teste foi clinicamente validado num estudo multicêntrico internacional, tendo sido utilizada uma amostra constituída por um grupo representativo, incluindo doentes com hepatites virais, com fígado gordo não alcoólico (FGNA) e doentes alcoólicos. Adicionalmente, um estudo de acompanhamento de sete anos, envolvendo 450 pacientes, demonstrou que estes marcadores são, no mínimo, comparáveis à histologia hepática no sentido de predizerem resultados clínicos de doença hepática crónica.

 

Fonte:

http://www.rcmpharma.com/actualidade/id/29-08-11/lancado-teste-que-detecta-doencas-do-figado-em-60-minutos

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos