Ginecologia/Mulher -
Esta página já teve 132.442.432 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.709 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

Compostos bioativos regulam a passagem de nutrientes de mãe para filho

08/09/2011

O trabalho revelou que essas substâncias estimulam a troca materno-fetal de glicose e ácido fólico através da placenta

 

Um equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que os compostos bioativos presentes em frutas, legumes, chá verde, cerveja e vinho tinto regulam a passagem de nutrientes das grávidas para os bebês.

Liderado pelas cientistas Fátima Martel e Elisa Keating, o estudo revelou que algumas substâncias estimulam esse processo através da placenta, permitindo que o feto seja alimentado.

As substâncias encontradas foram o xantohumol e a quercertina (que agem na absorção do ácido fólico) e a miricetina, rutina e catequina (que estimulam a captação de glicose). Estes compostos têm propriedades antioxidantes.

O trabalho foi desenvolvido em modelos que imitam a barreira placentária, permitindo às pesquisadoras estudar a influência de tais compostos no transporte materno-fetal de glicose (principal fonte de energia para o feto) e ácido fólico (vitamina necessária ao desenvolvimento e crescimento fetal).

A mesma equipe já tinha demonstrado que a anfetamina, certos compostos presentes no haxixe, nas bebidas alcoólicas e no tabaco têm ação negativa na gravidez, comprometendo a captação do ácido fólico pelo feto. A ação dessa substância aumenta os riscos de desenvolvimento de defeitos no tubo neural, como anencefalias e e espinha bífida.

Para as autoras, " o conhecimento sobre os efeitos destes compostos bioativos sobre a biodisponibilidade fetal dos nutrientes, com repercussões para o crescimento do feto, têm uma enorme relevância para a saúde humana" .

Elas acrescentam que as grávidas são expostas a xenobióticos (compostos estranhos ao organismo, encontrados nas bebidas alcoólicas, no cigarro e em outras drogas) e polifenóis (encontrados em hortifrutigrajeiros, no chá e no vinho). Entender como se dá a transferência de nutrientes da mãe para o bebê vai ajudar a melhorar a nutrição das grávidas.

 
Fonte:
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos