-
Esta página já teve 133.104.592 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.663 acessos diários
home | entre em contato
 

Obesidade:Adulto/Infantil/Bariátrica

Anvisa adverte que medicamento para diabetes não tem indicação para tratar obesidade

04/10/2011

12 de setembro de 2011


Alerta: medicamento à base de liraglutida tem comprovada eficácia somente no tratamento do diabetes tipo 2

A Anvisa publicou no dia 5 de setembro em seu portal nota de alerta sobre o uso indiscriminado de novo medicamento para o tratamento de diabetes tipo 2,o Victoza®, que, de acordo com reportagens veiculadas esta semana na imprensa, vem sendo utilizado com o intuito de emagrecer.

Segundo a nota de alerta, o Victoza® é um produto biológico, ou seja, uma molécula de alta complexidade, de uso injetável, contendo a substância liraglutida, aprovado pela Anvisa para comercialização no Brasil em março de 2010. Para o registro do produto foram apresentados estudos clínicos que comprovaram eficácia e segurança do produto para uso específico como tratamento de diabetes tipo 2.

Portanto, a indicação de uso do medicamento aprovada pela Anvisa é como “adjuvante da dieta e atividade física para atingir o controle glicêmico em pacientes adultos com diabetes mellitus tipo 2, para administração uma vez ao dia como monoterapia ou como tratamento combinado com um ou mais antidiabéticos orais (metformina, sulfonilureias ou uma tiazollidinediona), quando o tratamento anterior não proporciona um controle glicêmico adequado”.

Nos estudos clínicos do registro e nos relatórios de segurança periódicos apresentados à Anvisa foram relatados eventos adversos associados ao Victoza®, sendo os mais frequentes: hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarreia. Além destes eventos destacam-se outros riscos, tais como pancreatite, desidratação e alteração da função renal e da tireoide.

A Anvisa ressalta que a única indicação aprovada atualmente para o medicamento é como agente antidiabético. Não há, até o momento, solicitação por parte da empresa detentora do registro de extensão da indicação do produto para qualquer outra finalidade. Não foram apresentados à Anvisa estudos que comprovem qualquer grau de eficácia ou segurança do uso do produto Victoza para redução de peso e tratamento da obesidade.

A Anvisa não reconhece a indicação do Victoza para qualquer utilização terapêutica diferente da aprovada e afirma que o uso do produto para qualquer outra finalidade que não seja como anti-diabético caracteriza elevado risco sanitário para a saúde da população.

Assessoria de Comunicação CRF-SP
(com informações do portal da Anvisa)
portal.anvisa.gov.br
 
Fonte:
 
http://farmacotecnico.blogspot.com/2011/09/anvisa-adverte-que-medicamento-para.html
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos