Imunologia/Imunidade -
Esta página já teve 133.109.173 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Imunologia/Imunidade

Composto encontrado no sistema imune combate bactéria resistente a medicamentos

08/10/2011

Capacidade da substância para matar bactérias no laboratório também é promissora como novo tratamento contra doenças infecciosas

 
 
Cientistas de Yale utilizaram pedaços de material do sistema imunológico humano para desenvolver composto capaz de neutralizar e/ou matar diversos tipos de bactérias resistentes a drogas, além de outras bactérias perigosas.

"O composto é eficiente em concentrações geralmente utilizadas nos medicamentos e esperamos que ele possa ser utilizado para combater doenças infecciosas e organismos resistentes às drogas", diz o professor de biologia evolutiva molecular e celular Sidney Altman.

O novo composto não só torna as cepas bacterianas mais sensíveis às drogas existentes, mas também mata as bactérias ao atacar genes cruciais para a sobrevivência celular. Os cientistas estimam que o método desenvolvido é de 10 a 100 vezes mais eficaz para atacar as bactérias do que os compostos existentes.

A descoberta do novo composto foi realizada quando o estudo orientado por Altman buscava aprimorar o método de suprimir a expressão dos genes responsáveis pela patogênese, isto é, as propriedades causadoras da doença na bactéria. O método envolve a utilização de pedaços de RNA que ligam-se ao RNA decodificado pelos genes dentro da célula que são responsáveis pela patogênese. O complexo resultante, depois de ser exposto a uma enzima dentro das células, desativa a expressão dos genes responsáveis pela sobrevivência das bactérias.

Trabalhando com as células em cultura, os cientistas de Yale descobriram que podiam usar um novo composto baseado em um peptídeo da célula T humana que facilitava para que este RNA fosse entregue dentro de muitas variedades de células bacteriais.

"Pensamos que este composto será eficaz nos ratos e que poderá ser desenvolvido para os humanos no futuro", conclui Altman.

 
Fonte:
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos