-
Esta página já teve 132.474.838 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Endocrinologia/Glândulas

Custo-benefício de um novo teste molecular para nódulos tireoidianos citologicamente indeterminado

14/11/2011
  1. Henry Li ,
  2. Karen A. Robinson ,
  3. Blair Anton ,
  4. Ian J. Saldanha e
  5. Paul W. Ladenson

- Afiliações Autor

  1. Divisão de Ciências da Saúde de Informática (HL, KAR), Departamento de Medicina, e Welch Medical Library (BA), Johns Hopkins University School of Medicine, Baltimore, Maryland 21205, e divisões da General Internal Medicine (KAR, IJS) e Endocrinologia e Metabolismo (PWL), Departamentos de Medicina, Johns Hopkins University School of Medicine, Baltimore, Maryland 21287
  1. Endereço toda a correspondência e pedidos de cópias para: Paul W. Ladenson, MD, The John Hopkins University, Endocrinologia e Metabolismo, 1830 Leste Monument Street, Suite 333, Baltimore Maryland 21287-0003. E-mail: ladenson@jhmi.edu .

Abstract

Contexto: A determinação de quais pacientes com nódulos da tireóide necessitam de cirurgia é limitada pelos achados citológicos indeterminados. Uma nova abordagem para a classificação molecular pré-operatória de nódulos tireoidianos citologia indeterminada tem uma sensibilidade relatada de 91% e especificidade de 75%, porém, seu custo-benefício ainda não foi avaliado.

Objetivo: Nosso objetivo foi avaliar o 5-yr relação custo-benefício do uso rotineiro de um teste molecular em pacientes adultos com indeterminado por agulha fina resultados biópsia aspirativa de uma perspectiva social.

Design: A 16-state modelo de decisão de Markov foi desenvolvido. Probabilidades, custos, qualidade e anos de vida ajustados (QALY) foram estimados a partir de revisão da literatura, do Departamento de Saúde dos EUA e dados Human Services, cronogramas de reembolso do Medicare, e opinião de especialistas.

Configuração e Sujeitos: A análise de decisão de um grupo hipotético de pacientes adultos com nódulos da tireóide citologia indeterminada foi conduzido.

Medidas Resultado principal: relação custo-efetividade incremental foi calculado como o custo incremental (medido em dólares dos EUA) dividido pela efetividade incremental (medido em QALY).

Resultados: Modificando a prática atual com uso do teste molecular resultou em 74% menos cirurgias para nódulos benignos sem maior número de cancros não tratados. Mais de 5 anos, a média de estimativas de custos foram descontados $ 12.172 para a prática corrente e $ 10.719 com o teste molecular. Prática corrente e usar o teste molecular produzidos 4,50 e 4,57 QALY, respectivamente.

Conclusões: O uso deste novo teste molecular para o diagnóstico diferencial dos nódulos da tireóide citologia indeterminada pode, potencialmente, evitar a quase três quartos de cirurgias atualmente realizadas em pacientes com nódulos benignos. Comparação com a prática atual com base em achados citológicos por si só, a utilização deste teste pode resultar em menores custos gerais e de qualidade modesta melhoria de vida para pacientes com nódulos tireoidianos indeterminado.

Notas de Rodapé

  • Abreviaturas:

    PAAF
    Fine-biópsia aspirativa por agulha
    QALY
    anos de vida ajustados pela qualidade.

Fonte:

http://jcem.endojournals.org/content/96/11/E1719.abstract

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos