-
Esta página já teve 135.318.604 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.662 acessos diários
home | entre em contato
 

Arte/Cultura/Diversão/Agenda

Veja a Exposição Escultores Mineiros

06/12/2011
Exposição Escultores Mineiros

Com entrada gratuita, mostra traz obras a partir de 21/11 na Câmara

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, em parceria com a ACAM Portinari, Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro e a Prefeitura de Itapeva, leva à cidade a exposição Escultores Mineiros. Com entrada franca, a mostra será aberta ao público no dia 21 de novembro, às 19h30, na Câmara Municipal.
“As exposições itinerantes além de criativas e atrativas, levam para o público do interior o melhor da arte, antes concentrada apenas nos grandes centros”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

A exposição proporciona aos visitantes um passeio pelo universo artístico de três escultores mineiros, mestres populares da escultura em madeira. Artur Pereira, Geraldo Telles de Oliveira e Jadir João Egídio apresentam um conjunto expressivo, em que se sobressai a destreza com que cada um trabalha com a madeira em suas complexas peças.
A mostra pode ser vista até 15 de janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 18h. A Câmara Municipal está localizada na avenida do Vaticano, 903, Jardim Europa.

Os artistas
Artur Pereira (1920|2003) –
nascido e criado em Cachoeira do Brumado (MG), iniciou sua carreira esculpindo em barro figuras de bichos e não demorou muito a começar a esculpir em blocos maciços de madeira. Em suas obras, percebe-se o cotidiano do artista, retratado pelas caçadas e colunas de animais, que se movimentam de modo peculiar, sempre em círculos.

Geraldo Teles de Oliveira (1913|1990) – oriundo de Itapecerica (MG), começou a esculpir aos 50 anos, no momento que teve uma visão em que se via esculpindo sua primeira obra. A partir daí, não parou mais. Sempre se inspirando em motivos religiosos para criar suas obras, misturando expressões do catolicismo, das culturas indígena e afro-brasileira.

Jadir João Egídio (1933) – natural de Divinópolis (MG), onde vive até hoje, começou a esculpir em meados da década de 70 e continua a produzir diariamente. Suas obras possuem completa autonomia formal e expressam sua religiosidade de maneira única, podendo-se perceber essa influência nas que retratam a Santa Ceia, santos e figuras da cultura regional. Além disso, a forte semelhança com as esculturas românicas também é percebida em suas obras.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br
ACAM Portinari
A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, sete museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além da Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tupã e Campos do Jordão. Para saber mais, acesse www.acamportinari.org
Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro – IIPB
O Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento cultural e social do país, por meio da identificação, preservação, divulgação e desenvolvimento do imaginário do povo brasileiro, promovendo sua arte e cultura em âmbito nacional e internacional.

Exposição Escultores Mineiros
Abertura: 21/11/2011, às 19h30
Período: de 22/11/2011 a 15/1/2012
Local: Câmara Municipal - Espaço Cultural Eduardo Gomes (Av. do Vaticano, 903, Jardim Europa – Itapeva-SP)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Informações: (15) 3524-9200
Entrada: gratuita

 


 

Fonte: Assessoria de imprensa - SEC

 

http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.71b090bd301a70e06d006810ca60c1a0/?vgnextoid=9daf3063b740b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD&idNoticia=540cb50cc4733310VgnVCM1000004c03c80a____

 

 


 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos