Alternativa/Fitoterapia/Acupuntura -
Esta página já teve 132.448.038 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Alternativa/Fitoterapia/Acupuntura

Um estudo randomizado comparando acupuntura e acupuntura simulada para Whiplash subaguda e crônica

06/12/2011

Cameron, Ian Douglas PhD * ; Wang, PhD Ellen * ; Sindhusake, Doungkamol PhD

 

Design de estudo:

Um estudo randomizado controlado com 3 e 6 meses de acompanhamento.

Objetivo. Para comparar a eficácia da acupuntura com a acupuntura simulada em pacientes com subaguda e crônica associada a distúrbios whiplash.

Resumo dos Dados de fundo. A acupuntura é amplamente utilizado para o tratamento do pescoço e dor músculo-esquelética outros, e há algumas evidências que suportam a sua eficácia a curto prazo o alívio da dor. A eficácia da acupuntura no tratamento de distúrbios associados-whiplash não é clara.

Métodos. Um total de 124 pacientes entre 18 e 65 anos com doenças crônicas (85%) ou subaguda whiplash-associados distúrbios (Grau I ou II) foram aleatoriamente alocados para tratamento com eletroacupuntura reais ou simuladas durante 12 sessões durante um período de 6 semanas. Ambos os tratamentos envolvidos penetração na pele com agulhas de acupuntura e foram fornecidos por um acupunturista com formação universitária em uma única clínica universitária de Sydney, na Austrália. As medidas de desfecho primárias foram a intensidade da dor (10 cm de escala analógica visual), deficiência (Disability Index Neck), e relacionados com a saúde qualidade de vida (SF-36). Os desfechos secundários foram escalas específicas do paciente, atividade e do Índice de Avaliação McGill Pain.

Resultados. A média de intensidade da dor inicial para todos os participantes foi de 5,6 cm. Participantes que receberam o tratamento de eletroacupuntura reais teve uma redução significativamente maior na intensidade da dor, 3 e 6 meses, 0,9 cm ( P = 0,05) e 1,3 cm ( P = 0,007), respectivamente, em comparação ao grupo sham electro-acupuntura. Após o ajuste para o estado inicial, não houve redução significativa na deficiência, ou melhoria da saúde relacionados com qualidade de vida. Houve uma melhora nas escalas atividade de um tamanho similar à redução da dor, mas não houve diferença no Índice de McGill.

Conclusão. Eletroacupuntura real foi associada a uma redução significativa na intensidade da dor durante pelo menos 6 meses. Esta redução foi provavelmente não clinicamente significativa. Não houve melhora na deficiência ou qualidade de vida.

 

Fonte:

http://journals.lww.com/spinejournal/Abstract/2011/12150/A_Randomized_Trial_Comparing_Acupuncture_and.20.aspx

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos