-
Esta página já teve 133.070.638 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.666 acessos diários
home | entre em contato
 

Pediatria/Criança

Fisioterapia pediátrica em foco

07/02/2012

Rivaldo Barbosa Lima Varandas em: 31/8/2011

A Pediatria é a área médica que atende os problemas da criança durante seu período de desenvolvimento – desde a fecundação até a puberdade, e sob esse contexto a Fisioterapia Pediátrica associa-se à Pediatria para tratar possíveis alterações do crescimento e desenvolvimento. O trabalho do fisioterapeuta no campo pediátrico exige do mesmo conhecimento teórico e prático que lhe permite atender a criança em suas necessidades, desde as mais básicas até as mais específicas, sendo utilizadas técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, as quais buscam integrar os objetivos do tratamento fisioterápico com atividades lúdicas e sociais contextualizadas, promovendo uma maior integração da criança com sua família e a sociedade.

Assim como a ortopedia, a especialidade de fisioterapia pediátrica foi criada pela necessidade de atendimento fisioterápico especializado, proporcionando à comunidade um tratamento diferenciado dispondo de ambiente lúdico e inteiramente ajustado ao universo infanto-juvenil e que oferece os recursos fisioterapêuticos manuais, mecânicos e eletroterapêuticos direcionados ao atendimento de crianças e adolescentes. Na década de 80 o fisioterapeuta pediátrico assumiu papel importante em hospitais infantis por meio das suas técnicas específicas as quais deram para a equipe multiprofissional de cuidado à criança importante contribuição para promoção de sua recuperação mais precoce.

Em unidades hospitalares, consultórios ou mesmo em domicílios são utilizadas técnicas de fisioterapia respiratória pediátrica como tratamento coadjuvante de doenças pulmonares - bastante comuns nesta época do ano. Nas unidades de terapia intensiva o fisioterapeuta pediátrico compõe o corpo clínico permanente tornando-se profissional altamente requisitado para a realização de alguns procedimentos como a aplicação da ventilação mecânica não invasiva.

Outra subespecialidade da Fisioterapia Pediátrica é a fisioterapia pediátrica motora, bastante difundida e com resultados comprovados por vários estudos científicos. Ela utiliza técnicas como o Baby Bobath, posicionamentos no leito e o RTA – Reequilíbrio Tóraco-Abdominal, há muito aperfeiçoadas e consagradas por anos de bons resultados no tratamento de pacientes neonatais, lactentes e pediátricos.

A fisioterapia pediátrica também atua nas escolas a partir da fisioterapia preventiva escolar tendo como principais focos de ação os aspectos relacionados à postura, problemas físicos e o estresse infantil. Nesta área o fisioterapeuta busca através de sua visão global e de seus conhecimentos a respeito do desenvolvimento neuropsicomotor, facilitar a aquisição e/ou aprimoramento de certas habilidades e conceitos necessários, prévios ao processo de alfabetização, agregando conhecimentos e capacidade de avaliação e planejamento de atividades que possam apoiar o professor no processo de alfabetização do aluno, contribuindo, portanto, com a inclusão escolar, principalmente no enfoque educacional, na orientação de pais, professores e monitores e na identificação e avaliação de alunos com dificuldades de aprendizagem.

O grupo de afecções e seqüelas mais comumente tratadas pelo profissional fisioterapeuta pediátrico é a Paralisia Cerebral (PC), Síndrome de Down, Espinha Bífida, Síndrome de West, atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor, doenças respiratórias e distúrbios ortopédicos diversos. O setor de Fisioterapia Pediátrica da Clínica de Fisioterapia da Unicastelo – Campus Descalvado - funciona de segunda à sexta-feira, das 13 às 17h, sendo referência na região no tratamento destas e outras possíveis afecções infantis.


Rivaldo Barbosa Lima Varandas é Fisioterapeuta Especialista em Neurologia Pediátrica, professor de Fisioterapia Neuropediátrica e supervisor de estágios em Neuropediatria do curso de Fisioterapia da Unicastelo campus Descalvado.

 

Fonte:

http://www.unicastelo.br/site/artigos/?id_noticia=2068&categoria=52

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos