-
Esta página já teve 132.540.362 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.700 acessos diários
home | entre em contato
 

Câncer/Oncologia/Tumor

Dormir menos de seis horas por noite aumenta risco de câncer da mama

03/09/2012

 

 

A falta de sono está ligada ao aparecimento de cancros da mama mais agressivos, de acordo com uma investigação do University Hospitals Case Medical Center, nos EUA, avança o portal Isaúde.

 

O estudo é o primeiro a mostrar essa associação, assim como a ligação com uma maior probabilidade de recorrência do cancro.

 

A equipa de investigação, liderada por Cheryl Thompson, analisou registos médicos e respostas de exames de 412 doentes na pós-menopausa com cancro da mama através de um teste amplamente utilizado para guiar o tratamento do cancro da mama em estágio inicial, que prevê a probabilidade de recorrência.

 

Todas as doentes foram recrutadas no momento do diagnóstico e questionadas sobre a duração média do sono nos dois anos anteriores.

 

Os investigadores descobriram que as mulheres que dormiam seis horas ou menos de sono por noite, em média, antes do diagnóstico apresentaram maior risco de recorrência do cancro da mama e maior risco de tipos agressivos da doença.

 

"Este é o primeiro estudo a sugerir que as mulheres que dormem menos podem desenvolver cancros da mama mais agressivos em comparação com mulheres que dormem mais horas", afirma Thompson.

 

"A curta duração do sono é um perigo para a saúde pública e leva não só à obesidade, diabetes e doenças do coração, mas também ao cancro. Intervenções eficazes para aumentar a duração e melhorar a qualidade do sono pode ser um caminho para reduzir o risco de desenvolver cancro da mama mais agressivos", concluem os investigadores.

2012-09-03
 
Fonte:
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos