- Brasileiros que vivem o pesadelo das noites em claro
Esta página já teve 132.536.924 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.699 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

Brasileiros que vivem o pesadelo das noites em claro

03/04/2013
 
2/4/2013
imagem transparente

Maioria da população do país não dorme bem. Muitos não conseguem ‘se desligar’ da Internet

Rio -  Para muitos brasileiros, a hora de dormir é um pesadelo, revelou estudo do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom). De dois mil entrevistados com idades de 20 a 60 anos, 69% afirmaram ter algum problema relacionado ao sono — desde a demora em conseguir ‘apagar’, até noites totalmente em claro. A pesquisa apontou ainda os problemas que tiram o sono do brasileiro. Chamou a atenção o índice de pessoas (28%) que citaram a dificuldade de “se desligar” de estímulos eletrônicos, como internet, celular ou TV.
 
Foto: O Dia
Arte: O Dia
 
 
As campeãs da insônia ainda são preocupações com família e dinheiro (50%). Segundo Myriam Durante, psicoterapeuta do Ipom, noites mal dormidas estão se tornando um problema crônico. “Há cinco anos, 55% declaravam ter problemas. Hoje esse percentual cresceu, assim como a média de noites mal dormidas, que passaram de duas ou três por semana para quatro ou cinco”, afirma.
 
A privação do sono causa alterações no metabolismo, como predisposição à depressão, obesidade e diabetes. Além disso, aumenta a ansiedade e a irritabilidade e faz a concentração cair. “Quem não atinge um sono reparador entra num círculo vicioso. Fica mais irritado e estressado e passa a ter dificuldades para relaxar e dormir”.
 
DICAS PARA RELAXAR
Para ter uma boa noite de sono, as recomenções são:manter o quarto o mais silencioso e escuro possível; dormir e acordar sempre nos mesmos horários; não tomar bebida alcoólica antes de dormir (parecem induzir o sono, mas a qualidade dele não é boa); desligar a TV e demais eletrônicos 30 minutos antes de dormir; fazer um lanche leve; e tomar um chá de camomila ou leite morno, que relaxam.



Fonte: O Dia - Online

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=23544

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos