Pediatria/Criança - Fatores de risco independentes associados a óbitos infantis
Esta página já teve 128.997.716 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 25.180 acessos diários
home | entre em contato
 

Pediatria/Criança

Fatores de risco independentes associados a óbitos infantis

09/06/2014

Acta Paulista de Enfermagem

Resumo

SILVA, Anna Lúcia da  e  MATHIAS, Thais Aidar de Freitas. Fatores de risco independentes associados a óbitos infantis. Acta paul. enferm. [online]. 2014, vol.27, n.1, pp. 48-55. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400011.

OBJETIVO:

Identificar os fatores de risco independentes associados aos óbitos infantis registrados nos sistemas informatizados públicos brasileiros.

MÉTODOS:

Estudo transversal com dados secundários registrados no período de onze anos nos sistemas informatizados públicos. A associação das taxas de mortalidade foi verificada segundo períodos de óbito utilizando-se testes de regressão univariada e multivariada.

RESULTADOS:

A mortalidade infantil apresentou redução de 20,7% no período estudado. A lista de fatores independentes associados aos óbitos infantis indica a necessidade de medidas para intensificar as ações públicas visando o início precoce da assistência pré-natal, no pós-parto, acompanhamento no puerpério, e o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido.

CONCLUSÃO:

Os fatores de risco independentes para o óbito infantil foram: baixo peso ao nascer, duração da gestação inferior a 37 semanas, gravidez múltipla, escolaridade materna inferior a oito anos, boletim de Apgar e menos de sete consultas pré-natais.

Palavras-chave : Enfermagem materno-infantil; Enfermagem de atenção primária; Mortalidade da criança; Mortalidade infantil; Sistemas de registro de ordens médicas; Fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos