Otorrinolaringologia/ORL/Fono - Otoneurologia
Esta página já teve 114.643.412 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.779 acessos diários
home | entre em contato
 

Otorrinolaringologia/ORL/Fono

Otoneurologia

01/07/2003

Otoneurologia


      O labirinto fica na parte interna (nervosa) do ouvido, sendo o responsável por receber, codificar e transmitir informações para o cérebro sobre os sons e os deslocamentos do corpo.
      Quando o labirinto, suas vias de ligação ou as áreas cerebrais correspondentes às funções da audição e do equilíbrio corporal são acometidos por alguma doença, os sintomas são barulho nos ouvidos ou na cabeça, perda ou alteração da qualidade da audição e tonturas dos mais variados tipos.

 

 

Labirintites


      Labirintite é o termo leigo usual para designar as doenças que afetam estas estruturas e que se manifestam por meio desses sintomas.
      Estes podem aparecer isoladamente, evoluir de um para outro, ou se associar das mais variadas formas.
      Labirintite pode ter cura, basta que se investigue cuidadosamente qual a doença envolvida, suas causas e se institua um tratamento correto.
      Atualmente, são conhecidas algumas centenas de síndromes que afetam o labirinto e foram identificadas mais de 2.000 causas possíveis.
      A correta investigação destas doenças envolve uma história clínica completa do paciente e a realização de exames adequados.

      Estes exames têm como objetivo diagnosticar o nível de localização da afecção, qual o lado acometido, graduar a intensidade, acompanhar a sua evolução e aferir a eficácia do tratamento.
      Os testes modernos são muito sensíveis, rápidos, não causam desconforto e podem ser realizados em qualquer idade.

      Otoneurologia é uma especialidade que trata do labirinto e suas conexões com o cérebro. Portanto, exame otoneurológico é toda a bateria de testes disponíveis para investigar os distúrbios da audição e do equilíbrio corporal.
      Para tratar as labirintites são usadas diversas classes de medicamentos, porém estes são apenas coadjuvantes. A ênfase de todo tratamento está na identificação e correção da causa do problema. Os remédios são muitas vezes a própria origem dos sintomas.

 

 

Veja o que é importante saber sobre labirintites
Labirintite pode ter cura.

O Centro de Otoneurologia do Fleury - Centro de Medicina Diagnóstica está localizado na Unidade Ibirapuera.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos