Nutrologia/Alimentos/Nutrição - Carboidratos, fonte de energia
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Nutrologia/Alimentos/Nutrição

Carboidratos, fonte de energia

03/07/2003

   

   Ter os músculos definidos é o sonho de muita gente. O problema é que, com medo de engordar, deixam de lado um nutriente que, além de ajudar na definição dos músculos, os carboidratos são uma verdadeira fonte de energia para o nosso organismo.

   O que são carboidratos

   Os carboidratos - também conhecidos como glicídeos ou hidratos de carbono - têm como principal função a de servir como combustível energético para o corpo. "Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio combinam-se para formar um carboidrato ou uma molécula de açúcar", explica a nutricionista Marlise Stefani.

   Os tipos

   Para quem não sabe, a unidade básica dos carboidratos é a molécula de açúcar e podem ser divididos em três tipos:

·   Monossacarídeos - açúcares tipo glicose (encontrado no sangue), frutose (encontrado nas frutas e no mel) e galactose (encontrado nas glândulas mamárias);

·   Dissacarídeos ou Oligossacarídeos - açúcares duplos: sacarose (dissacarídeo dietético mais comum, também encontrado na beterraba, na cana-de-açúcar, no sorgo, no xarope de bordo e no mel), lactose (açúcar do leite), maltose (encontrado em cervejas, cereais e sementes em processo de germinação);

·   Polissacarídeos - contêm três ou mais açúcares simples: polissacarídeos vegetais ou apenas amido (encontrado em sementes, milho e nos vários grãos com que são feitos o pão, os cereais, as massas...)

   Os grupos

   Os carboidratos podem ser divididos em dois grupos: carboidratos simples e complexos:

·   Carboidratos Simples - são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. São encontrados em frutas e sucos, mas dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos. Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.

·   Carboidratos Complexos - são mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. São eles: arroz, aveia, feijão, massas, batata, milho, pão... Mas tome cuidado para não exagerar!!! O consumo de carboidratos complexos não pode ultrapassar de 60% das calorias totais ingeridas, ou o feitiço acaba virando contra o feiticeiro!

   Funções dos carboidratos

   Os carboidratos não têm como única função a de fornecer energia para o corpo. Esta é a principal, mas existem outras:

·   Poupar a queima de proteínas com finalidade energética;

·   Auxiliar a oxidação mais eficiente e completa de gorduras com finalidade energética;

·   A glicose é o principal combustível para o cérebro. A falta deste nutriente pode causar danos irreversíveis ao cérebro, pois é ela que irá manter a integridade funcional dos tecidos nervosos.

·   Auxiliar na absorção do cálcio;

·   A lactose (dissacarídeo) permanece mais tempo nos intestinos, estimulando a ação laxativa.

   Por isso, nem pense em reduzir a zero os carboidratos da dieta, pois o organismo passa a usar as proteínas para produção de energia, principalmente às custas da massa muscular, isto é, o atleta ou desportista que se exercita mal alimentado está comprometendo sua musculatura. A ingestão adequada de carboidrato previne o uso da proteína tecidual.

Agradecimentos
Dra. Marlise Stefani - Nutricionista
Nutritécnica Clínica Nutricional - LTDA
e-mail: nutritecnica@zaz.com.br
São Leopoldo - RS

Dra. Juliana Marques - Nutricionista
e-mail: jumarques-nutricionista@bol.com.br
Rio de Janeiro - RJ

Por Renata Maggessi
Fotos Alessandra Nogueira

 


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Publicado por: Dra. Shirley de Campos
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