-
Esta página já teve 135.318.671 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.662 acessos diários
home | entre em contato
 

Teen/Hebeatria/Adolescência/Jovem

O que é ejaculação precoce?

07/07/2003
 
 

 

A ejaculação precoce é a disfunção sexual masculina mais prevalecente. O “The Merk Manual”, um guia de referencias altamente conceituado por médicos, define ejaculação precoce como sendo um fracasso constante em manter a intromissão por tempo sufiente para que a parceira possa corresponder de uma maneira satisfatória. Também é definida como a ejaculação que ocorre antes que o indivíduo possa desejá-la.

A ejaculação é normalmente precedida por um orgasmo ou clímax. O poder de controlar a ejaculação é adquirido aos poucos, sendo mínimo na adolescência e incrementado-se com a experiência.

O que causa a ejaculação prematura?

Segundo o manual “Merk,” a resposta biológica normal é ejacular dentro de dois minutos após a penetração vaginal. Não sendo isto tempo suficiente para que a parceira alcance um orgasmo, a maioria dos homens tem que aprender a retardar a ejaculação.

Na adolescência, a ejaculação prematura pode ser mais ou menos comum dependendo da existência de fatores patogênicos que possam interferir no aprendizado do controle, como a ‘ignorância’ sexual. Outros fatores intrapsiquicos a serem considerados são a crença de que sexo é pecado, o medo de ser descoberto ou de engravidar a parceira, medo de ser contaminado por alguma doença transmitida sexualmente, ansiedade em satisfazer a parceira e depressão. Algumas dessas preocupações continuam a atormentar homens mesmo depois de adultos. Fatores interpessoais tais como problemas matrimonias, não correspondência da parceira ou luta pelo poder sobre o relacionamento também podem ser causal. Causas físicas obscuras não são geralmente o caso, porém Prostatite ou enfermidades orgânicas que possam afetar as vias nervosas (freqüentemente causadas por cirurgia ou trauma), assim como efeito de agentes farmacológicos podem estar envolvidos.

Como se trata?    

Às vezes (na ausência de algum problema orgânico ou médico) tudo que o paciente precisa é de uma explicação das causas da ejaculação prematura, de tranqüilização e de recomendações simples. Tensão sexual também poderá ser reduzida se o numero de oportunidades para se ejacular aumentar.

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos