Dietas/Emagrecimento - Programa de Reeducação Alimentar
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Dietas/Emagrecimento

Programa de Reeducação Alimentar

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RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA O PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

 

  1. Comer um alimento de cada grupo, servindo-se de uma colher de cada alimento que estiver na mesa, por exemplo:- Arroz, feijão, legumes, carne, verduras, caso esteja ainda com fome, coma novamente uma colher de cada, ate sua satisfação. Porém
  2. quando você começar a escolher o que irá comer, já não e mais fome e sim apetite (gula). Quando estamos com fome comemos qualquer coisa, porém quando estamos apenas com apetite ficamos escolhendo.

 

  1. Muitas vezes pensamos que estamos com fome, entretanto, na realidade estamos com sede, devido ao fato do centro da fome e do centro da sede, estarem localizados um muito próximo do outro no cérebro.

 

  1. Quando sentimos a sensação de fome, significa que já gastamos tudo o que tínhamos a nosso dispor, e que começaremos a retirar a energia que está armazenada em nossas reservas.

 

  1. Não comer doces , frituras, gorduras , “ porcariitos”, e nada que acabe com “inho”ou “inha”, isto é, docinho, balinha, salgadinho, coxinha, empadinha, etc, alimentos gordurosos( bacon, lingüiça, cupim,etc.).

 

  1. Não beber água durante as refeições, porém lembrar que devemos ingerir pelo menos dois litros de água ao dia.

 

  1. Evitar tomar sucos de fruta , de uma forma geral, comer a fruta em lugar do suco, principalmente no caso de laranja, pois é bastante calórica , uma apenas tem em média 85 calorias, considerando que se usam três laranjas pra um copo , é só fazer a conta, acaba quase equivalendo a um copo de leite com café mais uma fatia de pão!

 

  1. Lembrar que “light” significa que tem menos calorias principalmente no que se refere ao teor de gordura e “diet” significa sem açúcar.

 

  1. Tentar comer de forma mais variada possível pois todas as vezes que estamos em dieta de restrição calórica e comemos sempre a mesmas coisas , o cérebro começa a perceber que algo está errado e começa a usar de mecanismos que dificultam a perda de peso.

 

  1. Comer apenas quando a sentir a sensação de estômago vazio, entretanto, não ficar mais do que 3 horas sem se alimentar.

 

  1. Comer pão e massas , isto é , alimentos energéticos, quando estiver em atividade, isto é durante o dia e evitar  após as 18 horas.

 

  1. Lembrar que os camelos passam sem comer e beber  até 15 dias e não perdem peso, desta forma jejuar não resolve o problema de quem quer perder peso.

 

13.     Exercícios Físicos são indispensáveis à obtenção e manutenção da saúde , acelera a perda de peso, melhora a circulação do sangue , difunde melhor os nutrientes, promove flexibilidade, aumenta a massa magra (muscular) , diminuem os depósitos de gordura e auxilia o coração no bombeamento do sangue , combate a osteoporose. E caminhar é a melhor opção.

 

  1. Emagrecer é um processo árduo , cheio de percalços, porém não devemos desistir perante as dificuldades que vão aparecer neste caminho, uma vez que Papai Noel , Coelho da Páscoa não existem, e milagres não solucionam este problema. Portanto devemos ter este objetivo em mente, e mãos a obra.


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