gastronomia - Cozinha espanhola
Esta página já teve 110.783.921 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.765 acessos diários
home | entre em contato
 

gastronomia

Cozinha espanhola

26/07/2003

 

Continente de sabores

As diferentes cozinhas espanholas formam um conjunto gastronômico situado entre os primeiros do Ocidente, juntamente com a cozinha francesa e a italiana. De entre as cozinhas espanholas destaca-se a basca, seguida da catalã e da andaluza.



A cozinha espanhola é marcada pela diversidade de pratos regionais, resultado de várias formas de comer, usos e costumes, dos povos que se vieram fixar na Ibéria. Fenícios, romanos e principalmente árabes contribuiram, na sua gênese, para a formação da mesa espanhola. Os romanos introduziram a mais do que famosa trilogia mediterrânica- pão, azeite e vinho. Os árabes, fruto de uma permanência de quase oito séculos, contribuiram de forma vincada no caráter da gastronomia espanhola. Introduziram o arroz, a laranja, o açafrão, a canela, o alho, entre muitos outros produtos. Depois das Descobertas, os produtos vindos de novos continentes, vieram enriquecer esta dieta sã.

Cozinha refinada e rústica

A cozinha espanhola ganha também pelos seus cozidos com vinho, em especial o xerez. Usa-se mesmo o chocolate, não fossem os espanhóis responsáveis pela sua introdução nos hábitos de consumo da Europa.
Com a caça também se fazem pratos de alta cozinha, especialmente com o uso da perdiz, javali e cabrito montês.
A charcutaria: presunto, enchidos picantes, caracterizam a cozinha mais rústica de algumas regiões. Os queijos são de gosto forte, à base de leite de cabra ou de ovelha, menos usualmente de vaca.
Na gastronomia espanhola cabe ainda referência para os “churros,” fritos quentes e o “turrón” doce, espécie de nogado com muitas variedades. Nos cafés petiscam-se “tapas” aperitivos muito condimentados, por vezes valendo quase uma referção completa.
Os doces são ricos em açúcar e amêndoas: folhados, tortas recheadas com doce, pudins de laranja.

Bacalhau à Pil-Pil

País Basco

Há quem afirme sem pejo que a cozinha Basca é a melhor de Espanha. Destaque feito para os peixes: o bacalhau “al pil pil”, soberbo pela simplicidade dos ingredientes. Do País Basco chegam também as lulas cozinhadas na sua tinta, o molho verde, leve e aromático, utilizado sobre pescada. Tudo isto tendo por ingredientes somente alho, salsa e azeite.
Da cozinha basca destacam-se ainda as sardinhas assadas em escabeche e as excelentes sopas de peixe.
Nas carnes de referir as costeletas de Azpeitia.



Polvo

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos