-
Esta página já teve 134.640.520 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação

Simetria bilateral da aterosclerose de artéria

18/08/2003

 

Aterosclerose é a principal causa de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) e infarto do miocárdio. As artérias carótidas são um local passível de monitorização reprodutível e não invasiva. Um estudo americano coordenado pelo Dr. Gareth J. Adams, do Structural and Computational Biology and Molecular Biophysics Program, do Baylor College of Medicine, em Houston, foi recentemente realizado com o objetivo de determinar a similaridade de placas ateroscleróticas nas carótidas direita e esquerda. A avaliação foi realizada em carótidas de cadáveres, com duas técnicas de imagem não invasivas: ressonância nuclear magnética (RNM) e TC com feixe de elétrons. Foram avaliados 50 pares de carótidas de cadáveres com idades entre 48 e 98 anos. Destes, 38 preencheram critérios para uma análise rigorosa. Os volumes da parede da carótida foram medidos nas imagens de RNM, e escores de calcificação foram computados a partir das imagens de TC.

Como resultado, os volumes das paredes das carótidas esquerdas (972.5±241.6 mm3) e direitas (1016.3±275.0 mm3) foram moderadamente correlacionados (coeficiente de concordância de correlação [rc]=0.71). Os escores de calcificação foram altamente correlacionados, com rc=0.95 para os escores Agatston e rc=0.94 para os escores de calcificação.

Com estes resultados, os autores concluíram que o volume total da parede e a calcificação da placa nas carótidas esquerda e direita foram substancialmente similares, sugerindo que a aterosclerose carotídea é geralmente uma doença bilateral e simétrica. Segundo eles, esta evidência de simetria sugere que a informação sobre placa aterosclerótica em uma carótida pode ser usada para inferir informações sobre a composição e o volume de placas ateroscleróticas na artéria contralateral.

Stroke 2002;33:2575


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos