-
Esta página já teve 133.047.021 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Primeiros socorros/Emergência

Acidente de Trânsito

08/09/2003

O que fazer em caso de acidente de trânsito?


Em locais de acidente de trânsito existem situações que exigem providências imediatas. Conheça os primeiros passos de quem presta socorro a acidentes desse tipo.

Os acidentes de trânsito são cada vez mais comuns. Caso você se depare com um acidente desse tipo, existem algumas providências que precisam ser tomadas para proteger as vítimas. Se você não estiver sozinho no local, peça ajuda a outras pessoas e veja qual é a que está mais apta - já passou por situações semelhantes, conhece as técnicas de Primeiros Socorros - para liderar o atendimento. Abaixo estão listados alguns cuidados que devem ser tomados.

Localizar e proteger as vítimas

Verifique quais são e onde estão as vítimas. Elas podem ter sido arremessadas para fora do veículo, estar presas em ferragens, caídas na pista de rolamento, outros locais.

Para evitar que a situação se agrave é preciso sinalizar o local para evitar novos acidentes e atropelamentos, acionar o pisca-alerta de veículos próximos ao local, definir um local para melhor colocação do triângulo, espalhar alguns arbustos ou galhos de árvores na via e desligar a chave de ignição dos veículos acidentados.

Às vezes, a vítima pode ser encontrada em locais de perigo - perto de cabos eletrificados, de derramamento ou vazamento de combustíveis, entre outros. É preciso afastá-la de um novo acidente.

Chamar por socorro especializado

O pedido de socorro especializado deve ser feito o quanto antes, aumentando assim as chances da vítima sobreviver. Você pode ligar para alguns números de telefone para pedir ajuda: 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 1527 (Polícia Rodoviária Federal). As ligações para esses números, que são os mesmos para qualquer parte do país são os mesmos em todas as localidades do Brasil, são gratuitas.

Quando ligar para esses números, você deverá informar o local e o tipo de acidente, descrever as vítimas - quem são, se estão conscientes ou não e qual a gravidade dos ferimentos nas mais atingidas.

Quando o socorro especializado chegar, informe brevemente sobre as condições de trânsito no local, a ocorrência, quais foram os Primeiros Socorros aplicados, entre outras informações que possam contribuir com o atendimento das vítimas.

Proteger-se contra infecções

Caso preste Primeiros Socorros, tome cuidados para que os fluidos orgânicos, principalmente o sangue, não entrem em contato com o seu corpo, evitando assim a transmissão de doenças infecto-contagiosas, como a Aids. Para evitar o contágio, use luvas de borracha e leve as mãos à boca e aos olhos somente depois de lavá-las com sabão e água corrente. As luvas fazem parte do kit básico de Primeiros Socorros que deve ficar no carro. Elas podem ser compradas em qualquer farmácia.

 

www.saudeprev.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos