Imunologia/Imunidade -
Esta página já teve 135.318.638 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.662 acessos diários
home | entre em contato
 

Imunologia/Imunidade

Uso de Drogas ilícitas não está relacionado à Ativação de Células T CD4+

16/09/2003
 

 



Os estudos sobre infecção por HIV geralmente apresentam parâmetros imunes e virais em pacientes masculinos. Dados demonstrando que mulheres apresentam menores níveis de RNA HIV-1 que homens e a mesma contagem de CD4 levantaram questões sobre as diferenças imunológicas entre grupos de mulheres soropositivas.

Recente estudo americano publicado no Journal of Infectious Diseases descreve os níveis e as mudanças nos maturidade imunológica, função e ativação de células CD4 e CD8 em mulheres soropositivas e soronegativas de alto risco.

A hipótese testada foi que os níveis de ativação imune seriam significantemente mais altos em usuárias de drogas. No entanto, os resultados demonstram que tanto o nível de RNA HIV-1 como a contagem de CD4 estavam independentemente associados coma ativação de CD4; mas o uso de drogas ilícitas não teve relação com este fato. Os autores afirmam que a ativação imune é uma característica patogênica importante em mulheres e que esta ativação é dada pela infecção pelo HIV e não pelo uso de drogas ilícitas.

Correlates of Immune Activation Marker Changes in Human Immunodeficiency Virus (HIV) Seropositive and High-Risk HIV-Seronegative Women Who Use Illicit Drugs - The Journal of Infectious Diseases


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos