- Sonambulismo-comportamento no sono
Esta página já teve 132.434.533 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

Sonambulismo-comportamento no sono

18/09/2003

 

Consiste em uma série de comportamentos complexos iniciados durante o sono de ondas lentas e resulta em caminhadas durante o sono.

Os episódios podem variar do simples sentar-se na cama ao andar e até aparentes tentativas frenéticas de “fugir”. O paciente pode ser difícil de se acordar mas, quando acordado, muitas vezes está mentalmente confuso. O paciente geral­mente tem amnésia para os eventos do episódio. O sonambulismo se origina no sono de ondas lentas e, portanto, costuma ser mais evidente durante o primeiro terço da noite ou durante outros momentos de aumento do sono de ondas lentas, como depois da privação de sono. A atividade motora pode encerrar espontaneamente ou o sonâmbulo pode retornar ao leito, deitar-se e continuar a dormir. Também se podem observar sonilóquios durante estes eventos.

O sonambulismo pode incluir comportamento inadequado, como urinar num armário, e esses comportamentos são especialmente comuns em crianças. O sonambulismo pode resultar em quedas e traumas. O dano físico pode decorrer da tentativa de “fugir” ou simplesmente de andar em situações perigosas. Não é incomum a saída pela porta para ir à rua ou a passagem por uma janela. Raramente, relatou-se homicídio ou suicídio durante um aparente episódio de sonambulismo. A pessoa que tenta acordar o paciente pode ser violentamente atacada. Também pode ocorrer alguma outra atividade de parassônia, como terrores noturnos, em pacientes sonâmbulos.

www.neuropsiconews.org.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos