- Transtorno no sono REM
Esta página já teve 134.664.462 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

Transtorno no sono REM

18/09/2003

Transtorno de comportamento no sono REM

Caracteriza-se pela perda intermitente da atonia eletromiográfica do sono REM e pelo aparecimento de atividade motora elaborada associada aos pensamentos oníricos.

Socos, chutes, saltos e corrida da cama durante a tentativa de encenação do sonho são manifestações freqüentes e geralmente se correlacionam com as imagens relatadas.

Costuma-se buscar atendimento médico depois de ocorrido traumatismo na pessoa ou no parceiro. Ocasional­mente, um paciente pode apresentar ruptura do sono. Como o transtorno ocorre durante o sono REM, aparece tipicamente pelo menos 90 minutos depois do início do sono. Episódios violentos tipicamente ocorrem cerca de uma vez por semana, mas podem aparecer até quatro vezes por noite em várias noites consecutivas.

Uma forma transitória aguda pode acompanhar o rebote do REM durante a abstinência do álcool e de agentes tranqüilizantes-hipnóticos. Têm sido relatados casos induzidos por drogas durante o tratamento com antidepressivos tricíclicos e biperideno.

Pode haver um pródromo de sonambulismo, gritos ou movimentos de extremidades. O conteúdo onírico pode tornar-se mais vívido, desagradável, violento ou cheio de ação, coincidindo com o início do transtorno. Podem aparecer sintomas de excesso de sonolência diurna, se existir fragmentação suficiente do sono.

www.neuropsiconews.org.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos