-
Esta página já teve 132.484.983 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

Apnéia central do sono e insônia

18/09/2003

 

Caracteriza-se por parada ou diminuição do esforço ventilatório durante o sono e geralmente se associa à insaturação do oxigênio.

Este transtorno geralmente se associa a uma queixa de insônia com incapacidade de manter o sono; entretanto, também pode ocorrer sonolência excessiva. Geralmente ocorrem vários episódios de despertar no decorrer da noite, algumas vezes com um esforço para obter ar, e vêm para avaliação devido a observações de um parceiro preocupado. Sensações de cansaço diurno, fadiga e sonolência são comuns. A síndrome da apnéia do sono central pode ter algumas apnéias obstrutivas associadas e episódios de hipoventilação; entretanto, o desequilíbrio respiratório predominante consiste em episódios apnéicos centrais.

Podem ocorrer roncos, mas não são proeminentes. As complicações hemodinâmicas desta síndrome incluem o desenvolvimento de arritmias cardíacas, hipertensão pulmonar e insuficiência cardíaca. Esses achados hemodinâmicos podem refletir um transtorno primário do sistema cardiovascular que leve ao desenvolvimento de apnéia. Dificuldades de memória e de outras funções cognitivas podem decorrer da sonolência excessiva. São comuns as cefaléias ao acordar em pacientes com alteração severa dos gases sangüíneos durante o sono. Podem ocorrer reações depressivas.

www.neuropsiconews.org.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos